Conheça a linha Irecê X Jacobina

O Rotas Bahia fez esse trajeto, que liga duas importantes cidades baianas.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Wesley Vaz

Anteriormente falamos da linha Salvador x Barra que é a mais extensa da Viação Cidade Sol, hoje iremos falar de uma linha curta, a Irecê x Jacobina.

Com quase 200 km a linha é de importante ligação da cidade de Irecê a Cidade do Ouro, Jacobina é rodeada por serras, morros, lagos, cachoeiras e é um dos destinos mais procurados pra quem deseja fazer o turismo ecológico. Situada na região Norte da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina, Jacobina fica a 340 km de Salvador, conhecida como cidade do ouro por ter minas de ouro que atraíram bandeirantes paulistas no século XVII.

Nisso, a cidade atrai diversas pessoas e grande parte vem da região de Irecê. A linha Irecê x Jacobina possui dois horários de ida e volta sendo de ida as 06:00 e 16:00, e o retorno às 15:00 e 08:00.

A linha já passou por poucas e boas há algum tempo atrás, onde a empresa era obrigada a escalar veículos toco e com motor dianteiro, popularmente conhecidos como cabritos, com o trecho recentemente reformado as viagens passaram a ocorrer com veículos maiores.

Visando um melhor aproveitamento da sua frota, a Cidade Sol escala atualmente veículos com ar e trucados já que a linha tem um grande movimento de turistas, trabalhadores e estudantes. Resolvemos encarar o trecho antes da pandemia no veículo 8530 o veículo sai da garagem de Irecê,pontualmente as 05:40.

No primeiro horário é notável o grande número de passageiros, saindo de Irecê pontualmente as 06:00 um detalhe importante e que vale lembrar é que essa é uma linha paradora. Agora se você tiver um pouco de pressa o ideal seria aguardar mais um pouco e pegar o Irecê x Aracaju, se não for o caso é só seguir o trecho.

WhatsApp Image 2020 06 04 at 21.54.10

No dia que fizemos essa viagem entre Irecê e João Dourado foram 5 paradas para embarque de passageiros, chegando em João Dourado ocorre o desembarque e embarque de passageiros, prosseguindo para a próxima parada que é a cidade de América Dourada, foram 3 paradas. E ainda passamos pelo Parque Estadual do Morro do Chapéu, onde a grande subidas.

Em Morro do Chapéu há uma parada de 10 minutos para café e embarque e desembarque de passageiros, saímos da BA-052 e entramos na BA-144 onde ocorre mais uma parada na cidade de Icó para embarque e desembarque, durante o trecho é comum vermos o retrato do sertão, entramos em seguida na cidade de Várzea Nova, onde é grande o número de passageiros para embarque, é também grande a demanda de bagagens.

Entramos também no povoado de Lages do Batata (Jacobina). A entrada da cidade é bastante ruim de se transitar e os desvios de buracos são constantes, o que pode causar um certo incomodo mas é rápida a passagem pelo povoado, saindo da BA-144 entramos na BA-368 onde ocorrem diversas paradas durante o trecho, nesse trecho a BA se coincide com a BR-324. Onde finalmente chegamos a cidade de Jacobina às 11:30.

Após o desembarque dos clientes é feita uma pequena limpeza no veículo e o mesmo fica na rodoviária para o horário de retorno à Irecê as 16:00. Nesse período o motorista e cobrador ficam alojados em um dormitório próximo a rodoviária, onde eles tem a disposição banho, ar condicionado e televisão. E para almoçar tem diversas opções de restaurantes nas quais a empresa tem convenio e eles podem fazer as suas refeições.

WhatsApp Image 2020 06 04 at 21.54.11 1

A volta segue o mesmo roteiro, só que partindo de Jacobina e geralmente chega a cidade por volta das 19:00. O cliente também tem a opção de pegar o Aracaju x Irecê que a partir de Jacobina segue o mesmo roteiro da linha regional.

Após a pandemia você está convidado a viajar nesse trecho comprando a sua passagem online no site da Cidade Sol ou Rota Transportes (Irecê x Aracaju via Jacobina)

www.viacaocidadesol.com.br
www.rotatransportes.com.br