Empresa promete pagar em dia e ônibus voltam a circular hoje em Cachoeiro

A empresa prometeu pagar o salário de maio de todos os trabalhadores nesta sexta-feira (5).
Image

Por Dia a Dia
Imagem Alessandro de Paula

Os ônibus voltaram a circular desde as primeiras horas desta quarta-feira (3) em Cachoeiro de Itapemirim, segundo o Sindicato dos Motoristas, após acordo firmado entre trabalhadores e a direção da Flecha Branca, que integra o Consórcio Novotrans.

“Foram umas cinco horas de reuniões até chegar um resultado satisfatório e graças a Deus, ontem saímos de lá em torno de 21h30, 22h com acordo entre a empresa e os trabalhadores”, disse o presidente do sindicato, Elias Brito Spoladore.

Segundo ele, a empresa prometeu pagar o salário de maio de todos os trabalhadores nesta sexta-feira (5) e os benefícios referentes a este mês, como o tíquete alimentação e o tíquete em dobro para os motoristas que dirigem e cobram, o chamado motorista singular.

Também vai pagar os salários e benefícios atrasados em sete parcelas.

Além de representantes da empresa e do sindicato, uma comissão de trabalhadores também participou da reunião levando inclusive grupo de advogados para defendê-los.

As duas últimas semanas foram bem conturbadas em Cachoeiro na área do transporte público. Na segunda-feira (25), sem aviso prévio, os trabalhadores fizeram uma paralisação, pegando a população de surpresa.

Voltaram depois de 24 horas de movimento após intervenção do Ministério Público do Trabalho, que deu prazo para que a empresa apresentasse uma proposta de pagamento até sexta (29).

Na sexta ocorreu reunião para tentar um consenso, mas não houve acordo e o sindicato deflagrou greve nesta terça (2). No entanto, na segunda (1), a empresa conseguiu liminar judicial obrigando a manutenção de pelo menos 90% da frota.

O sindicato afirmou que tentou convencer os trabalhadores a retornar aos trabalhos tão logo foi notificado, mas os funcionários não aceitaram.

O QUE FICOU ACORDADO

– Pagamento integral do salário de maio nesta sexta-feira (5), além dos benefícios referente a este mês, como ticket alimentação. Vale para todos os trabalhadores da Viação Flecha Branca

– Parcelamento dos salários e benefícios atrasados em sete vezes, a começar no dia 31 de agosto a primeira parcela. As demais serão pagas nos seguintes meses: setembro, outubro, novembro, janeiro, fevereiro e março.

– Em dezembro não haverá pagamento de parcela em função do 13º salário

– A empresa não mais fará adiantamento salarial no dia 22. O pagamento será integral, em uma só vez, até o quinto dia útil.

– O ticket alimentação, que era pago no dia 22 de cada mês, passa a ser quitado no dia 1º do mês subsequente.