Relíquias da Gontijo: Marcopolo III 3785

Veja o vídeo dele em operação
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Joase Batista da Silva / Carlos Eduardo Lopes / João Paulo Brito Siqueira / João Donizete
Vídeo O Viajante Buses

Quem viaja pelo interior do Brasil com certeza acha um antigo ônibus da Gontijo fazendo pequenas rotas de turismo, transporte escolar e até mesmo linhas entre municípios e pequenos distritos. Em Minas Gerais, Estado sede da Gontijo, é comum ver ônibus antigos da empresa rodando pelas estradas do interior.

Em Montes Claros, norte de Minas, a empresa Expresso Ribeiro é responsável pela linha distrital entre a cidade e o Povoado Samambaia distante 28 km de Montes Claros. O local fica aos pés de uma serra calcária enorme, que faz o local ter paisagem única.

ff4643c58c00265c9d27da8ad7351118
Esse não é ele, apenas um “irmão” de lote.

A empresa que tem sede em Montes Claros, tem uma frota de cerca de 7 veículos e entre todos os ônibus da empresa, um deles chama bastante atenção. Um Marcopolo III com chassi Scania B111 que já integrou a frota da Gontijo no passado.

Fabricado em 1983, o 2600 da Expresso Ribeiro foi o 3785 da Gontijo e aguça a curiosidade de busólogos e de fãs e admiradores da Gontijo, tanto que, esse veículo é o mais fotografado da Expresso Ribeiro no site Ônibus Brasil com 120 fotos.

O veículo se encontra em excelente estado de conservação, já tendo recebido duas identidades visuais da empresa. O interior dele ainda oferece um conforto considerável.

O canal do YouTube “O Viajante Buses” postou um vídeo com os detalhes tanto externos como internos do 2600 da Expresso Ribeiro, inclusive você pode vê-lo em movimento e conferir o seu belo “ronco”.

Não foram encontradas imagens dele na Gontijo, porém, apenas de outros veículos do mesmo lote que operou as linhas da empresa nos 80 até meados dos anos 90.