Senado adia votação de permissão à livre concorrência no transporte Interestadual e Internacional

Por Correio
Imagem JC Barboza

O Senado adiou a votação do projeto que tenta derrubar um decreto presidencial que permitiu a livre concorrência no transporte de ônibus interestadual e internacional . O texto é similar a uma proposta que foi discutida durante a tramitação da medida provisória que adiou a criação do plano de mobilidade urbana por municípios.

O projeto de decreto legislativo foi apresentado pelo senador Weverton (PDT-MA). O texto derruba o decreto 10.157/2019, que possibilitou que o serviço de transporte seja feito no regime de autorização, modelo que permite que qualquer empresa possa prestar o serviço, sem restrição e com liberdade de preços.

O adiamento foi um pedido do líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), que afirmou que o Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres vão apresentar resolução para estabelecer critérios para o regime de autorização. Os parlamentares estabeleceram prazo de vinte dias para emissão do documento.

O texto voltou à pauta do Senado após apelo do líder do DEM no Senado, Rodrigo Pacheco (MG), aos líderes partidários. O parlamentar defende que o transporte interestadual e internacional seja feito por concessões feitas por meio de concorrência e licitações públicas. Para ele, o modelo de autorização é “precário”.

“Autorizar uma autorregulação do setor é altamente perigoso, principalmente num país como o Brasil em que há inúmeras regiões com deficiências muito graves e que não serão atrativas para o transporte coletivo de passageiros”, disse.

A proposta defendida pelo parlamentar contraria o posicionamento do Congresso na MP do setor aéreo, por meio da qual foi ampliada as possibilidades de que empresas estrangeiras passem a atuar no País. Embora seja um instrumento distinto, o projeto tenta impor restrições ao setor e dificulta a entrada de novos agentes no transporte terrestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias Apache Vip IV com a nova identidade da N.S. Penha As novidades da Opção Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 07/2021 Apache Vip V da 1001