Veículos da entrega de janeiro de 2010 da São Jorge deixam frota municipal e vão para o fretamento

Unidades irão para o fretamento da empresa, que já definiu a substituição dos mesmos por veículos de três portas ex-Borborema Imperial. Frota ex-Vera Cruz de Belford Roxo também não volta.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Antônio Freire / Ronaldo Guma / Paulo Rafael Viana / JC Barboza / Kristofer Oliveira

Enquanto a São Jorge não retorna em sua plena atividade, a empresa continua trabalhando, mas nos bastidores. As linhas paradas vão voltar sem várias de suas figurinhas carimbadas, como 02001, 02018, 02019, que ao ultrapassarem 10 anos de uso, tiveram a baixa da frota municipal decretada.

As unidades são do modelo Torino, da Marcopolo, encarroçadas em chassis OF-1722M da Mercedes-Benz, e foram entregues no dia 19 de janeiro de 2010, na solenidade da Estação Ciência, junto com unidades da Transnacional e da Reunidas – que por sinal, também tiveram suas baixas decretadas, mas isso é assunto para outra matéria.

Os veículos foram pintados com as cores da São Jorge onde devem operar no setor de fretamento da empresa, onde de acordo com informações divulgadas por Felipe Albuquerque em seu Instagram, deverão ir para Limoeiro do Norte, no Ceará, onde a empresa ganhou um contrato, operando com 20 ônibus. Para isso, os ônibus de duas portas foram escalados para tal.

Com isso, as unidades entregues na cerimônia da Estação Ciência não voltam depois da pandemia. Foram baixadas do sistema pessoense.

A unidade 02001 foi recaracterizada como 02231.

A unidade 02018, como 02233.

A unidade 02019, como 02230. E a unidade 02020 deve ir junto, assim como o 02014, OF-1418.

Aproveitando para padronizar

E não apenas pela idade média, a São Jorge gradualmente vai padronizando sua frota com ônibus de três portas, tanto é que as unidades de 2011 ex-Vera Cruz de Belford Roxo, como o 02088 – que vai virar 02232 – também foram baixadas. Como visto, Torino, de preferência – a empresa já não tem mais Apache Vip II na frota municipal.

A empresa possui unidades fabricadas em 2010 oriundas da Borborema que ainda não tem previsão de baixa. Isso deixa bem claro que a São Jorge está gradualmente padronizando sua frota com veículos de três portas. É tanto que 10 unidades seminovas já foram adquiridas e estão sendo preparadas pela empresa. Como esperado, oriundas da Borborema Imperial, do Recife. Ainda não há imagens dos veículos, sendo divulgadas assim que obtidas.

Enquanto as empresas não são autorizadas a voltarem a operar por conta do decreto municipal, a movimentação de bastidores vai fazendo toda a diferença, de modo que muita coisa pode mudar assim que tudo isso passar.