Marcopolo desenvolve kit de proteção para garantir ainda mais segurança no transporte coletivo durante a pandemia de covid-19

Fabricante apresenta sistema de divisórias que funciona como barreira de proteção para motoristas e cobradores
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Divulgação Marcopolo

Em mais uma ação para garantir a máxima segurança no transporte coletivo urbano e prevenir o avanço da pandemia de Covid-19, a Marcopolo desenvolveu um sistema de divisórias que funciona como uma barreira de proteção para motoristas e cobradores. A Visate, operadora de transporte coletivo urbano de Caxias do Sul, vem testando nos últimos dias o sistema em sua frota.

O novo sistema de proteção será comercializado em forma de kit. Para possibilitar e tornar mais rápida a sua instalação nos ônibus em circulação em todo o Brasil, a Marcopolo fornecerá o produto para os operadores e proprietários de veículos por intermédio de suas filiais e rede de representantes nacionais.

Segundo João Gabriel Magnabosco, gerente de Engenharia da Marcopolo, trata-se de um sistema de barreira física para o condutor e cobrador que reduz a possibilidade de contágio da doença porque impede a transmissão e o contato com as gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro. Os painéis envolvem a área de trabalho desses profissionais, expostos diariamente à grande circulação de pessoas, garantindo proteção também para os passageiros.

“O sistema foi idealizado para ônibus urbano com motor dianteiro, grande maioria da frota circulante no País, como o Torino, modelo mais produzido pela Marcopolo. Mas, por ser uma solução flexível e modular, poderá ser adaptado e instalado em diferentes carrocerias, inclusive de gerações anteriores. A parte do cobrador é adaptável para qualquer ônibus e a do motorista depende de um projeto específico para cada modelo”, destaca o executivo.

A escolha pelo vidro como material a ser utilizado se deu devido à sua superfície lisa e facilidade de limpeza e higienização. “Materiais como o acrílico sofrem degradação acelerada quando em contato com álcool que é um dos produtos normalmente utilizados na higienização”, salienta.

05052020 Marcopolo segurança covide 19 2 scaled

O projeto de desenvolvimento do sistema foi realizado em parceria com a Visate e teve como objetivo conceber um sistema que oferecesse a motoristas e cobradores proteção adicional aos EPIs, como as máscaras individuais recomendadas pelos órgãos de saúde e governamentais.

Saúde, segurança e bem-estar no transporte

Um dos maiores desafios no combate à disseminação da Covid-19 é garantir, em todas as cidades do País, a mobilidade dos profissionais que atuam diariamente nas atividades essenciais e precisam se locomover. O transporte coletivo tem papel fundamental e o desenvolvimento de soluções para garantir proteção, saúde, segurança e tranquilidade para quem precisa utilizar os serviços é prioridade da Marcopolo.

O novo sistema é mais uma das tecnologias que a Marcopolo vem expondo para o mercado nas últimas semanas. No final de abril, a fabricante já havia apresentado o FIP Onboard, primeira solução de Biossegurança Onboard que promove a desinfecção em ônibus e impede a disseminação dos vírus, garantindo proteção por até três dias.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.