A trajetória do antigo 05.42 da Guarabirense

Depois que a Guarabirense fechou as portas, Jum Buss que pertenceu a empresa seguiu sua trajetória em outras empresas da Paraíba.
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Acervo Ônibus Paraibanos / Heron Junior / Jefferson José / Flaviano Belarmino

Quando a Expresso Guarabirense sucumbiu em 2006, boa parte dos seus carros, para não dizer a maioria, foram “cortados”, ou seja, foram pro ferro velho como já mostramos aqui em outras matérias. Mas muitos se “salvaram” e rodam até hoje em empresas de turismo do interior do país.

Um deles nunca saiu da Paraíba, trata-se do 05.42, um Busscar Jum Buss 360 com chassi Scania K113 CL 4X2 320, sim, 4X2, seu terceiro eixo era adaptado. Ele fazia parte do frota executiva da Guarabirense e rodava nas principais linhas da empresa, além de rodar no turismo, aonde visitou várias cidades no país.

Com o encerramento das atividades da Guarabirense, a Jonas Turismo, com sede também em Guarabira, ficou com alguns dos veículos da extinta empresa. Lá ele recebeu o prefixo 7011 e ficou a serviço da empresa Trans Acreana que mudou posteriormente seu nome para Transbrasil.

Da Jonas ele foi vendido para outra empresa paraibana, a LVC Turismo, aonde ficou por um bom tempo fazendo fretamento contínuo para a Unimed/Unicred.

Seu último registro, no ano passado, foi na China Tur, outra empresa paraibana de turismo.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.