Grupo Itapemirim quer participar de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM

Empresas de ônibus pretende entrar no ramo de transporte ferroviário

Por Via Trólebus
Imagem Adriano Minervino

O grupo de empresas da Viação Itapemirim  que participar da licitação de concessões das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, de acordo com uma entrevista do empresário Sidnei Piva ao jornalista Adamo Bazani, do Diário do Transporte.

Piva diz ainda que tem interesse em linhas metroferroviárias e no setor de aviação. A CPTM está na fase de consulta pública. O governo estadual tem planos de conceder as duas ferrovias, e a primeira audiência pública já foi realizada. A previsão é que o edital seja lançado ainda em maio deste ano, e a entrega de propostas está prevista para setembro.

O concessionário explorará os serviços por 30 anos, e terá que fazer algumas contrapartidas, como a compra de 30 trens e reforma de 35 estações.

Mas o projeto encontra resistência, tanto por parte do sindicato da sorocabana, que representa os ferroviários das linhas 8 e 9, quanto por deputados da oposição.

Compartilhe esta matéria

One Reply to “Grupo Itapemirim quer participar de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM”

  1. Algumas empresas de ônibus deveriam se unirem e formar um consórcio para a reativação dos trens de passageiros da antiga malha Paulista em todo o interior.
    São inúmeras as empresas de ônibus que estão reduzindo ou deixando de operar linhas e horários em diversas regiões do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.