Ônibus Paraibanos

Mais uma raridade da Itapemirim na Paraíba

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Paulo Rafael Viana /Acervo Ônibus Paraibanos

Na semana passada mostramos uma raridade que fez parte da frota da Itapemirim no passado, um Ciferal Dinossauro com chassi Mercedes-Benz O-355 fabricado em 1976 e que compunha a frota da Rogetur, empresa paraibana de fretamento contínuo e eventual. Infelizmente, esse gigante foi desmontado e sua imagem ficou na lembrança. Reveja essa matéria: https://onibusparaibanos.com/2020/02/27/roger-e-o-seu-unico-ex-tribus-da-itapemirim/

Na mesma época que esse Dinossauro da Rogetur foi desmontado, encontramos em Campina Grande mais um Dinossauro que compôs da frota dos Tribus Itapemirim e com uma curiosidade, ele possui o chassi O-326 da Mercedes-Benz, diferentes dos demais veículos de igual configuração que compuseram a frota da empresa capixaba, que possuíam, em quase a totalidade, o chassi O-355.

O que pode explicar essa diferença nos chassis?

Por possuir o chassi do modelo O-326, tudo leva a crer que o seu chassi seja do antigo 575 da Itapemirim, um monobloco que recebeu um eixo traseiro complementar nas próprias dependências da Itapemirim para uma bateria de testes. Os objetivos da empresa com o terceiro eixo  era aumentar a capacidade total do veículo, dando-o capacidade para o transporte de cargas.  Posteriormente esse monobloco teria sido mandado para reencarroçamento na Ciferal.

Esse chassi foi um dos seis protótipos construídos e testados pela Itapemirim para a futura produção do Tribus.

O ano desse fabricação desse Dinossauro é, segundo o Detran-PB, 1981, ano que em que a Itapemirim apresentou, no mês de janeiro, oficialmente, o chassi Tribus e que recebeu, em setembro, a homologação, do Tribus nas versões com 12,0 e 13,2 m, autorizando a Itapemirim a produzi-lo para uso próprio ou para terceiros.

O que foi feito desse Dinossauro?

O seu destino é uma icógnita. O último registro dele foi feito no ano de 2015 e nunca mais foi visto. O seu emplcamento continua sendo na cidade de Rio Tinto no litoral norte paraibano e seu último licenciamento foi em 2014, segundo o Detran-PB.

Dados do veículo no Detran-PB

MMV6480

Último Licenciamento: 2014
Proprietário: ***************
Placa: MMV6480
Combustível: DIESEL
Marca/Modelo: M.BENZ/O 326
Espécie/Tipo: PASSA / ONIBUS
Ano de Fabricação: 1981
Ano Modelo: 1981
Categoria: ALUGUEL
Cor Predominante: BRANCA
Vencimento Licenciamento: 29/12/2020
Observação:
Restrição:  
Financeira:
Município:RIO TINTO
Situação: IMPEDIMENTO ADMINIST
Data da Consulta:01/03/2020

Compartilhe esta matéria

1 comentário em “Mais uma raridade da Itapemirim na Paraíba”

  1. Jaime Alves Da Silva

    Eu soube fã de todos os tipos de notícias envolvendo ônibus e as empresas também, e os lançamentos das fabricantes de carroceria de ônibus, moro em Brasília, mais em 1981 eu trabalhei na antiga ETUR em João Pessoa, hoje graças a DEUS, estou aposentado a 22 anos, em janeiro passado estive fazendo um tur de carro por Feira de Santana, Maceió, João Pessoa e Guarabira, e falando em Guarabira, foi triste para esta cidade o fim da Expresso Paraibano e da Guarabirense, que tal uma matéria sobre estas duas empresas? , fica a dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.