Unitrans e Santa Maria reforçam frota e montam esquema especial de ônibus para o Folia de Rua

A frota em circulação ainda pode aumentar a depender da demanda de usuários nos dias de festas.
Image

Por News Comunicação
Fotos JC Barboza

Quem vai brincar a semana pré-carnavalesca em João Pessoa, durante o “Folia de Rua”, contará com horários especiais e um reforço na frota de ônibus tanto da Unitrans, quanto da empresa Santa Maria. A ação faz parte do esquema de reforço montado pelas empresas e que todo ano atende a uma solicitação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – Semob. Desde o dia 13, quando aconteceu a abertura do Folia de Rua, que as linhas de João Pessoa que fazem o “tetéu” já estão fazendo viagens extras no horário entre 1h e 2h da madrugada, saindo do terminal de Integração de João Pessoa.

Os foliões que vão se deslocar para o Colinas do Sul também terão a garantia de pegar ônibus nos dias de prévias de Carnaval.  Nesta sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16), as linhas 116 – Colinas do Sul e 5201 – Colinas Epitácio/Rangel, da Santa Maria, vão realizar duas viagens extras nos horários de 1h30 e 2h30 da madrugada, a partir do terminal de Integração. As demais linhas que fazem o “tetéu” seguem fazendo duas viagens extras no horário entre 1h e 2h.

IMG 5994 scaled

Nos dias 14, 15 e 19, quando desfilam os blocos “Vumbora”, “Atletas” e “Muriçocas”, além do esquema de viagens extras no horário da madrugada, a linha 507 da Unitrans circulará com uma frota mínima de 10 veículos, entre às 18h e o término dos eventos. No dia 16, quando desfila o bloco “Virgens de Tambaú”, a linha 507 vai operar com frota mínima de 10 veículos, a partir das 15h até o fim do evento.

Vale destacar que a frota em circulação ainda pode aumentar a depender da demanda de usuários nos dias de festas. Segundo a diretora da Unitrans, Lorena Dantas, essa é uma forma não só de atender a uma solicitação da Semob, mas dos clientes do sistema de transporte público que precisam ter assegurado o transporte público para ir e voltar da folia. “Reforçamos, todos os anos, a frota com ônibus extras e ainda fazemos viagens em horários a mais para assegurar a comodidade e esse serviço essencial à população”, destacou a diretora.

Conscientização e preservação do patrimônio

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa – SINTUR JP está lançando uma campanha educativa na qual conscientiza os usuários para a importância da preservação dos veículos. No jingle que está sendo veiculado nas rádios, o Sintur alerta os clientes para que não depredem os ônibus nessa época de folia porque eles são os mesmos utilizados durante o ano inteiro e, quando danificados precisam ficar nas garagens para conserto, prejudicando a própria população que fica sem poder contar com o veículo danificado.

O jingle fala: “Quando chega o carnaval, a ideia é uma só: dia e noite, noite e dia, no meio da folia e depois do bailão, que bom que tem o ‘busão’. O ônibus do carnaval é o mesmo do ano inteiro. Eu cuido, você cuida! Se liga aí, parceiro: para o carnaval ser legal, volte na moral. Curta a diversão e não quebre o ‘busão’. Cuide bem, que sempre tem”.