Ônibus Paraibanos

São Jorge perto de aposentar seus últimos Apache Vip

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza

A São Jorge está perto de aposentar os seus últimos ônibus do modelo Apache Vip II, da CAIO. Outrora a empresa com a maior quantidade de unidades do modelo, com quase 40 veículos, agora restam apenas duas unidades em circulação. E as duas perto de sair.

As unidades 02076 e 02079 são as últimas do modelo a ainda rodarem. Todas duas ex-Flores.

Todas as unidades do Apache Vip II que rodaram na São Jorge vieram seminovas do Rio de Janeiro. Já estiveram na frota municipal da empresa unidades oriundas da Novacap e da Pendotiba, além da Flores. A São Jorge ainda adquiriu unidades da Vila Real para o fretamento.

Com a baixa dos últimos Apache Vip da empresa cada vez mais próxima, a versão anterior do Torino, da Marcopolo, consolida a maioria absoluta na frota da São Jorge. Curiosamente, a empresa é a que menos tem unidades da atual versão do modelo urbano da Marcopolo – só duas unidades, adquiridas zero quilômetro em 2016.

A São Jorge ainda possui nove unidades do Comil Svelto Midi, oriundas do fretamento. Apesar de terem sido fabricadas em 2013 e serem encarroçadas em chassis Euro V – OF-1519 Bluetec5, da Mercedes-Benz – essas unidades podem deixar a frota municipal da empresa, não apenas pela padronização com Marcopolo, mas principalmente por não possuírem elevador.

Vip agora, só na Marcos da Silva

Após a baixa dos dois últimos Apache Vip II da São Jorge, apenas a Marcos da Silva terá o modelo em sua frota em João Pessoa. A empresa possui 10 unidades do modelo em quatro chassis diferentes: OF-1722M (3), OF-1519 (1) e OF-1721 Bluetec5 (3) da Mercedes-Benz e F230HB da Scania (3).

Os últimos Apache Vip II de João Pessoa devem ser aposentados no final de 2022 – são as cinco unidades Euro V da Marcos da Silva.

A primeira empresa de João Pessoa a trazer o Apache Vip II foi a Santa Maria – os primeiros ônibus zero dela, num total de quatro unidades. A mesma empresa já trouxe dois veículos do modelo seminovos da Novacap. Todos já foram desativados.

Compartilhe esta matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.