De Alagoa Grande para o Rio de Janeiro pela Viação Itapemirim

Empresa capixaba faz uma das ligações do brejo paraibano com o Rio de Janeiro
Image

Por Ônibus Paraibanos com informações de Viação Itapemirim e Prefeitura Municipal de Alagoa Grande
Imagens JC Barboza / Divulgação

O município de Alagoa Grande é uma cidade da Região do Brejo da Paraíba, fica a 103 km da capital do estado, João Pessoa e tem mais de 28.000 moradores. Alagoa Grande era parte integrante do município de Areia até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade. O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de julho de 1865. Em 27 de março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade. Por conta desta última data muitos acreditam que o município completou 1 século de emancipação no ano de 2008, quando na verdade já decorreram 147 anos deste fato histórico.

alagoa grande 672x372 1

Esta era uma região que cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de- açúcar (que destruiu a Mata Atlântica do lugar, desfigurando a cobertura vegetal) que utilizava intensivamente a mão-de- obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza econômica do município, que foram construídos por escravos. Embora a cidade tenha se estagnado economicamente ao longo da segunda metade do século XX (com a população ao invés de aumentar, diminui, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades). Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município (tanto o turismo histórico, quanto o turismo rural e ecológico). Neste município se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento econômico e cultural da cidade.

A cidade do brejo paraibano tem uma ligação rodoviária com umas das principais cidades do sudeste do país, o Rio de Janeiro. A ligação com a capital fluminense é feita pela Viação Itapemirim com três saídas semanais.

Confira os horários:

Alagoa Grande X Rio de Janeiro

Terça-Feira: 13:30
Quinta-feira
: 13:30
Sexta-feira: 13:30 

Rio de Janeiro X Alagoa Grande

Domingo: 14:30
Terça-feira: 14:30
Sexta-Feira: 14:30

A viagem é feita em cerca de 45 horas em ônibus executivos equipados com ar condicionado, poltronas reclináveis e banheiro. A tarifa entre Patos e o Rio de Janeiro custa R$ 409,00, já no sentido Patos, a tarifa é de R$ 409,22.

Confira mais informações e adquira a sua passagem no site da empresa.

Itapemirim: https://itapemirim.com.br/