Número de cartões de ônibus bloqueados cai cerca de 80% em João Pessoa

Análise dos acessos irregulares nos coletivos ocorre desde o começo do ano passado, quando foi implantado o sistema de biometria facial nos ônibus
Image

Por Portal Correio
Imagem JC Barboza

O mês de janeiro teve 361 cartões de bilhetagem eletrônica de João Pessoa bloqueados por uso irregular. O balanço mensal é divulgado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP). O número é 79,5% menor que os 1.758 registrados em dezembro de 2019.

Foram analisados mais de 915 mil acessos irregulares nos ônibus e 1.368 passaram por auditoria, tendo resultado no bloqueio de 361 cartões. Desse total, 318 foram estudantes e 43 passageiros que não pagam passagem, ou seja, que têm direito à gratuidade.

“Uma redução bastante significativa em comparação a dezembro de 2019 quando 1.758 passageiros tiveram seus cartões bloqueados após a constatação de uso irregular”, disse o Sintur-JP.

A análise dos acessos irregulares nos coletivos ocorre desde o começo do ano passado, quando foi implantado o sistema de biometria facial no transporte público de João Pessoa.

“Além de proporcionar agilidade no embarque dos usuários, a biometria facial confere mais segurança às empresas na verificação do acesso dos clientes que têm benefício na passagem, que são os estudantes e os passageiros de gratuidade”, disse o Sintur-JP.

Reaver cartões

A orientação do Sintur-JP é que esses clientes compareçam à sede do sindicato para regularizar a situação. Após ser notificado, o usuário terá que refazer o cadastro e pagar R$ 16 para tirar um novo cartão. Em caso de reincidência, ele fica bloqueado por 30 dias e, se voltar a reincidir, por 180 dias. A sede do Sintur-JP fica na Rua Treze de Maio, Centro, João Pessoa.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.