Iveco fornecerá 1,2 mil ônibus ao Caminho da Escola

Veículos para 44 alunos também recebem dispositivo para pessoas com mobilidade reduzida
Image

Por Automotive Business
Imagem Divulgação

A Iveco venceu licitação para fornecer 1,2 mil unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE 2) para o programa Caminho da Escola. Os veículos utilizam como base o chassi 10-190. Eles farão o transporte diário de cerca de 50 mil alunos. A negociação é resultado de um pregão realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O modelo foi projetado e desenvolvido na fábrica da empresa em Sete Lagoas (MG). Tem capacidade para 44 alunos e conta com o Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para pessoas com mobilidade reduzida. O sistema posiciona a poltrona do lado de fora do ônibus, o que permite ao passageiro embarcar e desembarcar sentado no seu assento.

O DPM não reduz a capacidade de passageiros, como ocorre em veículos adaptados que utilizam elevador para cadeirantes. O motor utilizado nos ônibus é produzido pela FPT. Tem 190 cavalos. A transmissão é manual de seis marchas.

De acordo com a Iveco, o chassi 10-190 passou por testes que comprovam o atendimento às especificações exigidas pelo governo. “Trabalhamos para antecipar tendências que atendam às necessidades do Caminho da Escola e de outras operações do setor”, afirma o diretor da empresa para a América do Sul, Humberto Spinetti.

Cerca de 8,5 mil ônibus Iveco já foram incluídos anteriormente ao Caminho da Escola. O programa é voltado a estudantes de áreas rurais e ribeirinhas e também inclui a aplicação de embarcações e bicicletas.