Empresas de ônibus solicitam reajuste da tarifa em Campina Grande

Empresas reclamam da queda do número de passageiros
Image

Por Paraíba online
Imagem JC Barboza

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP), recebeu ontem, 16, do Sitrans (sindicato das empresas de transporte público), a solicitação para discussão dos custos dos transportes coletivos e recomposição da tarifa de ônibus em Campina Grande.

Uma reunião deve ser marcada para a próxima semana e ainda há expectativas de uma evolução de diálogo do Sitrans com o governo do Estado, no sentido de redução do ICMS aplicado ao combustível, o que evitaria o aumento da tarifa de ônibus na cidade.

As informações são do superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, à Rádio Campina FM. Ele comentou que essa reunião pode ocorrer na próxima semana.

Félix ainda disse que para poder calcular um possível aumento da tarifa, devem ser observados vários fatores, como quilometragem rodada, número de passageiros e outros.

– De 2015 para cá houve perda de aproximadamente 10 milhões de viagens, isso para o sistema de transporte público é muito preocupante. Evidentemente que isso tudo vai dentro de um aspecto legal de análise dessa planilha e valores, que é feito por técnicos e estudiosos da área e aponta qual a solução do ponto de vista de recomposição tarifária – disse.

Ele ainda contou que este estudo é acompanhado pelo Ministério Público e outros segmentos da sociedade, pois não é apenas voltado à defesa do sistema, que precisa de um transporte público forte, mas também da sociedade.

– A grande discussão hoje do transporte público é a forma de resgatar os passageiros perdidos, dentro de uma série de fatores, dentro da modernidade, das soluções tecnológicas implementadas e diante de um transporte ilegal, que existe paralelamente ao público. Acredito que a solução não seja apenas de ordem municipalista, precisa de uma decisão nacional, acompanhada pelo próprio governo, porque o que já se observa é a falência do transporte público, como já aconteceu em várias localidades – disse.

Félix ainda ressaltou que apesar de precisar melhorar, o transporte coletivo de Campina Grande tem conseguido se manter, se comparado a outras cidades.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.