Expresso Gardênia vende diversas linhas de trajeto curto no Sul de Minas

Alvo de muitas reclamações e sem condições de investir, empresa adotou estratégia de vender linhas curtas e focar nos trajetos longos
Image

Por Pouso Alegre.net – Douglas Crispim
Imagem JC Barboza

A Expresso Gardênia vendeu nos últimos meses várias de suas linhas de trajeto curto no sul do Minas. Segundo a Gardênia, as vendas fazem parte de uma estratégia de capitalização da empresa, que tinha dificuldades para investir, e vinha sendo alvo de muitas reclamações.

Nesta terça-feira (14) aconteceu a venda mais recente, com a assinatura do contrato de venda das linhas que ligam Ouro Fino a Monte Sião e Bueno Brandão. A compradora foi a Expresso Inconfidentes, que segundo a Gardênia, deve iniciar a operação em 1º de fevereiro.

As primeiras a serem vendidas na região foram as linhas Pouso Alegre X Vila Passa Quatro (Espírito Santo do Dourado), e outras da região de Bragança Paulista, Toledo, Munhoz e Jacutinga. Todas acima para a Max Tour.

Já a empresa Venetur adquiriu as linhas que ligam Itajubá a Maria da Fé e a Brasópolis, e as que ligam Pouso Alegre a São Sebastião da Bela Vista e Paraisópolis.

Muitas das linhas acima ainda estão em processo de transição, e por enquanto continuam sendo operadas pela Gardênia. Outras, como a que liga Pouso Alegre a Espírito Santo Dourado, já estão sendo operados pela nova empresa.

Alvo de críticas, empresa adotou medida para conseguir investir

A medida adota pela Gardênia vem após a empresa chegar ao pico da impopularidade no sul de Minas. Alvo de muitas reclamações de usuários, com ônibus quebrando pelas estradas e se envolvendo em acidentes que colocavam em riscos os passageiros, a empresa acabou ficando na última colocação em uma pesquisa de satisfação da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.

Com o aumento da pressão popular, políticos passaram a se posicionar, e no ano passado uma audiência na Assembléia Legislativa foi realizada para cobrar a empresa, que prometeu melhorar o serviço. A empresa trouxe alguns ônibus semi-novos para operar na região, mas as reclamações e problemas continuar a acontecer.

Segundo o diretor da Gardênia, Pedro Julião, as vendas fazem parte do processo homologado na assembléia legislativa: ” A empresa firmou um compromisso de investir na região. Pra ela investir, ela precisa capitalizar, e para capitalizar ela precisou vender algumas linhas. Essas negociações vão trazer novo fôlego para a empresa, capitalizando-a, permitindo que a gente possa investir mais ainda na região sul do estado“, conta o Julião.

Segundo o diretor, o foco agora será em linhas longas: “A Expresso Gardênia está abrindo espaço para outras empresas. A Gardênia pretende focar principalmente nas linha slongas, saindo de Belo Horizonte e Itajubá“.

O diretor ainda anunciou que a empresa adquiriu para o primeiro semestre deste ano 20 novos veículos, sendo 10 de dois andares e 10 de um andar.