Já tem complementar rodando; o novo transporte alternativo estreou em Santa Rita

STPC nasce com microônibus e em linha intermunicipal de Santa Rita

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Fábio Alcântara
Vídeo Alexandre Dumas

Os registros ainda são poucos, a estreia foi de surpresa, mas eles estão nas ruas: os primeiros microônibus do Sistema de Transporte Público Complementar da Paraíba começaram a rodar, e segundo relatos, desde o último fim de semana.

Os microônibus são amarelos com uma faixa branca escrito “Complementar”, padrão herdado do Transporte Suplementar de Belo Horizonte, de onde os primeiros veículos são oriundos.

As unidades registradas nessas imagens são do modelo Neobus Thunder+, encarroçados em chassis Agrale MA 8.5, 9.2 e 10.0 – sabe-se que são vários e desses chassis. Possuem duas portas, sendo as do meio equipadas com elevador para cadeirantes, letreiros Dimelthoz da cor branca, e posto de cobrador – com o mesmo trabalhando. O embarque, tal como nos ônibus convencionais, é pela frente.

Os primeiros foram vistos operando a linha Marcos Moura/Via Oeste, sendo complementar à linha de ônibus. O código é 5005, antigo código da mesma linha na TR Transportes (atualmente 5610).

O Sistema de Transporte Público Complementar da Paraíba foi regulamentado pelas leis Nº 10.340, de 2014 e Nº11.493, de 2019, que alterou alguns pontos da primeira e está em vigor desde novembro, regulamentando desse modo o transporte alternativo na Paraíba, dentro das regras estabelecidas nas leis acima expressas.

Aguarde outras informações no Ônibus Paraibanos, à medida que formos recebendo novas imagens e detalhes sobre o novo sistema complementar da Paraíba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.