Transnacional renova a frota do Conde mais uma vez

Empresa opta por ônibus de duas portas para linhas de tarifa seccionada
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza / Click Bus Paraíba

A Transnacional substituiu pelo menos quatro dos ônibus do Conde por unidades seminovas oriundas da Transportes Santo Antônio, de Duque de Caxias-RJ. A troca segue a lógica de fluxo das linhas do Conde que vão para o Centro de João Pessoa, que utilizam bilhetagem seccionada.

Esses ônibus fazem parte de um lote de quase 20 unidades trazidas da empresa caxiense e distribuídas para várias empresas do Grupo A.Cândido: Santa Maria e as bases campinense e metropolitana da Grande João Pessoa da Transnacional. Diferente dos da Santa Maria e da Transnacional campinense, onde os ônibus receberam uma terceira porta traseira, os ônibus destinados ao Conde vieram exatamente sem essa adaptação, com a configuração original. Isso se deve ao fato de que no sistema de bilhetagem seccionada do Conde, a porta traseira é inutilizada, não para menos ela é isolada nos ônibus de três portas.

A bilhetagem seccionada permite a cobrança da passagem proporcional a distância, daí o controle do fluxo. Quanto mais longe o passageiro vai, mais ele paga. No ato do embarque ele recebe um cartão, referente ao seu trajeto. Ao desembarcar, deve passar o cartão no validador para liberar a catraca e depois depositar o mesmo numa urna abaixo do equipamento. É nesse momento que a tarifa é calculada.

Como o validador da bilhetagem seccionada está na catraca dianteira, o embarque e o desembarque se dão na porta dianteira. Daí a inutilização da porta traseira de desembarque. A porta do meio só permanece porque é nela que está instalado o elevador para cadeirantes, só sendo aberta quando do embarque de um passageiro cadeirante ou com dificuldade de locomoção.

IMG 5938 scaled

Por causa disso, a Transnacional optou pela troca de alguns ônibus, remanejando os de três portas para as operações de Bayeux e João Pessoa. As unidades que já rodam são estas:

51037: Ex-RJ 161.027.

51038: Ex-RJ 161.050.

51039: Ex-RJ 161.108.

51039

As unidades possuem elevador para cadeirantes da marca Foca-Braun e letreiros da marca Setbus de cor âmbar. Os Torinos foram fabricados em 2014 e são encarroçados em chassis OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.