Lei estabelece todos os assentos nos ônibus intermunicipais da Paraíba como preferenciais

Norma entrou em vigor nesta quinta-feira (19) após ser publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba. Empresas tem 60 dias para afixar aviso nos ônibus.
Image

Por G1 Paraíba
Imagem JC Barboza

Entrou em vigor nesta quinta-feira (19) a lei estadual 11.580/19 que determina que todos os assentos nos ônibus intermunicipais na Paraíba são preferencialmente aos passageiros idosos, obesos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, gestantes, pessoas com criança de colo e portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Com a publicação da lei no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE) desta quinta-feira, as empresas de viação tem o prazo de 60 dias para afixar ao longo dos ônibus avisos contendo a advertência de que todos os assentos são preferenciais e quem são os beneficiados em locais de fácil visualização

Obrigatoriamente deve ter pelo menos um aviso no campo visual de todos os passageiros que adentrarem o ônibus. A lei estadual é semelhante a lei municipal de João Pessoa que entrou em vigor em agosto de 2018, estabelecendo que todos os assentos do ônibus de transporte urbano são preferenciais.

A lei é de autoria do deputado estadual Wilson Filho (PTB), que em sua justificativa o aumento da acessibilidade diante da constatação da carência para a parcela da população que é beneficiada com a lei.