Em mais um DD temático, UTIL lembra clássico padrão do Grupo Guanabara

Pintura recebeu o nome da Normandy, uma das empresas mais antigas da holding
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagem Guilherme Buss

Mais Grupo Guanabara do que essa pintura, impossível. É desse modo que a UTIL apresenta mais um DD temático. Tal como os outros, é um Marcopolo Paradiso New G7 1800 DD, encarroçado em chassi O-500RSD Bluetec5 da Mercedes-Benz.

Incorporada em 2003 pela holding de Jacob Barata, a UTIL nunca adotou as flechas azul e vermelha em sua identidade. Agora apresenta a sua homenagem a companhia que certamente é a mais antiga em atividade da holding, a Viação Normandy do Triângulo, que atualmente atua com linhas executivas e no BRT carioca.

A Normandy adotou essa pintura após o empresário paraense Jacob Barata adquirir a Viação Valenciana que já utilizava a identidade visual que passou a ser a oficial da Normandy. A empresa, que tinha origem na cidade fluminense de Valença, oferecia a ligação da sua cidade sede para o Rio de Janeiro, Niterói e Barra Mansa.

A pintura traz ainda o antigo logotipo da Normandy. A marca e a pintura são as mesmas adotadas pela Expresso Guanabara quando foi fundada em 1992, iniciando sua incursão no mercado rodoviário do Nordeste, quando adquiriu várias empresas, entre elas a Transparaíba, que também adotou o padrão assim que foi adquirida por Jacob Barata.