Ônibus Paraibanos

Portaria da ANTT autoriza novos mercados para a União Santa Cruz

Por Ônibus Paraibanos
Imagem JC Barboza

Na edição desta quarta-feira, 20/11, do Diário Oficial da União a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, através de seu superintendente de transportes de passageiros, no uso de suas atribuições, autorizou a implantanção de novos mercados de transporte de passageiros na linha Santa Maria (RS) – Joinville (SC), via Lajeado.

Veja a portaria:

PORTARIA Nº 153, DE 4 DE NOVEMBRO DE 2019

O SUPERINTENDENTE DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES – ANTT, no uso de suas atribuições, previstas no art. 40 do anexo da Resolução nº 5.810, de 03 de maio de 2018 e no que dispõe o art. 42 da Resolução nº. 5285, de 09 de fevereiro de 2017 e fundamentado no Processo nº 50500.315146/2019-11, resolve:

Art. 1º Implantar na linha SANTA MARIA (RS) – JOINVILLE (SC) via Lajeado, deferida por meio da Deliberação nº 850, de 20 de agosto de 2019, da empresa VIACAO UNIAO SANTA CRUZ LTDA, CNPJ nº 95.424.735/0001-59, os mercados a seguir como seções:

I – De: Lajeado (RS), para: Tubarão (SC), Florianópolis (SC), Itapema (SC), Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC), Joinville (SC);

Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Sobre a empresa

A história da empresa começa em 1956, quando o motorista de praça Laurêncio Schuh adquiriu seu primeiro ônibus, o Expressinho Santa Cruz. Dois anos mais tarde, ele entra em sociedade com Elemar José Frantz e, juntos, fundam a Auto Viação Santa Cruz em 2 de novembro de 1958.

Em seis décadas de trajetória, a empresa cresceu e fundiu-se com outras companhias, como Pereira e Silva, Dellazen e Expresso Gaúcho, além de adquirir a Filter Forgiarini, Antonello Transportes, Fardin e Trevisan. Cada fusão trouxe consigo mais experiência e união de forças de algumas das mais antigas companhias de transporte do Rio Grande do Sul.

A Viação União Santa Cruz foi a primeira empresa brasileira a fazer linhas regulares Santa Maria/ Florianópolis/ Balneário Camboriú e Porto Alegre/ Tupanciretã, com ônibus tipo Panorâmico.

Atualmente, a estrutura da companhia compreende com mais de 400 funcionários na Viação e mais de 120 funcionários na Transportes, disponibilizando mais de 250 horários diários em 70 linhas regulares.

Compartilhe esta matéria

1 comentário em “Portaria da ANTT autoriza novos mercados para a União Santa Cruz”

  1. Luiz Carlos Direnzi

    Engraçado. Os pedidos de linhas para o Interior do Estado de São Paulo não são autorizados. Os mercados atendidos ficam dentro do eixo RS x SC. Isso é sacanagem da ANTT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.