Passageiros do Grupo Itapemirim podem apresentar passagem com QR Code

Itapemirim incorporou a tecnologia para todas as compras feitas online para todas as linhas, em todo Brasil.
Image

Por Grupo Itapemirim
Imagem Paulo Rafael Viana

O Grupo Itapemirim deu início nesta quarta-feira, 30, ao uso da tecnologia do QR Code – Código Bidimensional. Os clientes que efetuarem a compra pela web, além de terem a opção de emitir a passagem diretamente no guichê ou de fazer a impressão de bilhete em casa (embarque express), a partir do dia 30/10/2019, vão poder optar pela passagem eletrônica (bilhete para celular).

Buscando inovação, agilidade e economia, o Grupo Itapemirim incorporou a tecnologia para todas as compras feitas online (https://itapemirim.com.br/), para todas as linhas, em todo Brasil. O objetivo é facilitar e oferecer aos passageiros da companhia, praticidade na hora do embarque.

“As empresas de transporte rodoviário de passageiros começaram a comercializar suas passagens através da Internet a partir de meados da década passada. Foi uma reação das empresas à concorrência aérea, além de aproveitar o aumento do número de pessoas com acesso à internet. Mas na época as empresas ainda tinham um grande gargalo nessa modalidade de venda, é que seus clientes tinham que se dirigir até um guichê físico para imprimir sua passagem, tudo isso antes do embarque. Imaginem uma véspera de feriado: filas e filas de pessoas na frente dos guichês para impressão do bilhete”, afirma Marcos Almeida, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Itapemirim.

E continua: “Na época percebíamos que faltava o bilhete eletrônico para o serviço ficar completo. Demorou muito tempo, mas a partir de agora o serviço está completo, o cliente a partir de agora compra sua passagem e com o bilhete eletrônico emitido virtualmente no seu smartphone se dirige à plataforma de embarque, apresenta a passagem digital e embarca. Consideramos um avanço necessário, é isso só vai fazer com que a Internet seja um canal mais amigável, ágil, que facilita a relação cliente fornecedor. E com isso acreditamos um aumento considerável das vendas por este canal”, conclui.

Os passageiros também podem comprar a sua passagem pelo aplicativo da Itapemirim. Ele não ocupa a memória do seu celular e o download está disponível para iOS e Android.

A compra online fica disponível até 1 (uma) hora que antecede o horário de embarque do carro e o passageiro deve apresentar, além do QR Code ou do bilhete físico impresso, um documento com foto para o embarque.

Sobre a Itapemirim

A Viação Itapemirim foi fundada em 4 de julho de 1953, no Espírito Santo, com a linha Castelo – Cachoeiro de Itapemirim. A frota percorria, na época, apenas 100 mil quilômetros por mês. A expansão aconteceu na década de 1960, com a conquista das linhas da região Norte e Nordeste e do trecho Vitória – Rio de Janeiro. A empresa ganhou também nova identidade visual, com destaque para a cor dos ônibus que ficaria conhecida como “amarelo Itapemirim”. Os ônibus de três eixos, os Tribus, começaram a rodar nos anos 70. Na década de 1980, tiveram início as operações que ligaram o Sudeste ao Norte e Nordeste do Brasil. Com a ampliação do serviço, a Viação Itapemirim montou a sua própria fábrica: eram produzidas 200 carrocerias por ano, para atender a demanda do período. Em meados da década de 2000, a empresa inaugurou o Golden Service, com opções de ônibus leito, oferecendo mais conforto aos seus passageiros. Estreou, na mesma época, o Cinebus na linha São Paulo – Rio de Janeiro, a primeira frota equipada com TV a bordo. Hoje, sob nova administração, a Viação Itapemirim completa seis décadas no mercado de transporte.