Mais de 2,6 mil cartões de ônibus foram bloqueados

Sindicato detectou novamente mais de 15 mil acessos irregulares nos ônibus, depois da implantação da biometria facial
Image

Por Portal Correio
Imagem Gilberto da Costa Junior

Pouco mais de 2,6 mil cartões de ônibus Passe Legal em João Pessoa foram bloqueados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) em setembro. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (14).

O sistema da biometria facial, que opera nos ônibus da Capital, detectou a possibilidade de acesso irregular nos coletivos 83.628 vezes. Após verificação, ficou constatado que 15.005 entradas nos ônibus podem ter sido feitas com passageiros utilizando cartões do Passe Legal de terceiros. O bloqueio dos cartões ocorreu por causa dessas entradas suspeitas.

A orientação para quem tiver o cartão bloqueado é comparecer à sede do sindicato na Rua 13 de Maio, Centro, João Pessoa. O usuário é notificado da irregularidade, faz um novo cadastro e solicita um novo cartão de acesso aos ônibus. De acordo com o Sintur-JP, em caso de reincidência, o usuário fica bloqueado para utilizar o cartão por 30 dias e, se voltar a reincidir, por 180 dias.

Uso irregular ou fraude

Após a implantação completa do sistema de biometria facial no transporte público municipal, o Sintur-JP vem fazendo esse levantamento junto aos centros de operações das empresas a fim de inibir o uso irregular ou fraudulento do transporte coletivo.

Em setembro, o maior número de acessos irregulares foi com o Passe Legal Estudantil, com 3.924 cartões tendo sido usados 11.542 vezes. Já nos cartões de gratuidade, a irregularidade representou 22,3% do total.

A biometria facial contempla apenas usuários do transporte público que possuem algum tipo de benefício na passagem. Por enquanto, os estudantes e os passageiros que têm direito à gratuidade são os que acessam os coletivos por meio do reconhecimento da face.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.