Com a frota mais nova de João Pessoa, Santa Maria renova com seminovos

Previsão é que todas as unidades fabricadas em 2010 saiam de circulação na empresa ainda esse ano - a próxima meta da empresa é ter o máximo possível de sua frota com motorização Euro V
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Divulgação Santa Maria

A Santa Maria Transportes e Fretamento, que compõe o Consórcio Navegantes, resolveu investir nesse ano de 2019 na compra de unidades seminovas. A empresa do Grupo A.Cândido adquiriu – pelo menos – dez unidades do Marcopolo Torino 2014 encarroçadas em chassi OF-1721 Bluetec5.

Os ônibus são oriundos de uma fonte já bem conhecida do leitor do portal: a Transportes Santo Antônio, de Duque de Caxias. Os ônibus são entregues revisados e completamente reformados em estado de zero quilômetro, e a empresa pode fazer a modificação que o cliente solicitar. Nesse caso, a implantação da porta traseira, que originalmente os ônibus da TSA não possuíam.

As primeiras unidades prontas e já escaladas possuem as numerações 06007 e 06012, até então de Torinos de ano de fabricação e modelo 2010. As unidades baixadas até poderiam rodar até o final do ano que vem, mas estamos falando da frota mais nova de João Pessoa. A previsão é baixar desde já todas as unidades de 2010, e mais para frente, o que ainda restar do chassi OF-1722M. Tudo isso para que a empresa chegue no mínimo até o final do próximo ano com 100% de sua frota Euro V – com otimização no consumo de combustível e menos emissão de poluentes.

As unidades possuem três portas – a porta traseira de alguns deles, cabe lembrar, foi implantada ainda no Rio antes da entrega dos ônibus para a Santa Maria – sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes da marca Foca-Braun (estreando na empresa). O padrão de janelas é rodoviário, de apenas dois vidros meio a meio. Possuem ainda poltronas acolchoadas.

Conforme as unidades forem chegando, elas vão sendo registradas em novas matérias no Ônibus Paraibanos. Conheça as duas primeiras já prontas e escaladas:

06007: Ex-RJ 161.091, é equipada com letreiros FRT de cor âmbar – frontal, auxiliar superior e lateral; auxiliar inferior e traseiro removidos. O kit original era da Setbus, mas foi trocado para o atual FRT ainda na empresa anterior.

SM 06007 1

Com posto de cobrador mantido – com a diferença de que foi invertido de posição, passando do lado direito (ao lado da porta dianteira) para o esquerdo (atrás do motorista), vai rodar na linha 5110-Circular.

06012: Ex-RJ 161.134, é equipada com letreiros Setbus, também de cor âmbar e assim como o 06007, preservados o frontal, auxiliar superior e lateral. Com essa marca – com a qual todos os demais ônibus virão equipados – a Santa Maria tem intimidade; as dez últimas unidades do modelo anterior do Torino adquiridas zero quilômetro pela empresa, em 2014, são equipadas com esse mesmo esquema de letreiros da marca, só que brancos.

SM 06007

Sem posto de cobrador, vai rodar na linha 2501-Colinas do Sul/Rangel-Epitácio.

Outras sete unidades já foram flagradas por fotógrafos à caminho da Paraíba, onde devem ser preparados para iniciar suas operações na capital paraibana. Umas com porta traseira implantada, outras não.

As unidades de 2010 que estão sendo baixadas pela Santa Maria estão sendo gradualmente remanejadas para outras empresas do mesmo grupo em Campina Grande e Natal. Como dito, até no mínimo o fim do ano, praticamente todas as unidades mais antigas devem ser baixadas, não permitindo desse modo que nenhum ônibus na empresa chegue aos dez anos de uso e se preparando para a meta de ter o máximo – ou até a totalidade – da frota com motorização Euro V.

Seguimos acompanhando a renovação da frota da Santa Maria e o gradual início das operações de seus ônibus. Você acompanha tudo com detalhes aqui no Ônibus Paraibanos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.