Segurança no Trânsito e Setembro Amarelo foram temas de palestra da Sipat 2019 da Unitrans

A feira acontece desde o primeiro dia até o último dia do evento
Image

Por News Comunicação
Imagens JC Barboza / Divulgação

Prudência ao dirigir, prevenção como fator para evitar acidentes, direção defensiva, cuidados com pedestres e respeito a faixa e ainda uma abordagem sobre o Setembro Amarelo. Essas questões foram tópicos da palestra ‘Minha atitude faz a diferença’, realizada na noite desta terça-feira (17), para profissionais de vários setores da empresa de ônibus Unitrans. A atividade, que está inserida nas ações da Semana Integrada de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2019, foi desenvolvida no auditório da empresa e coordenada pelo o Engenheiro de Segurança, Valdolírio Soares.

Profissionais de vário setores assistiram a palestra

Durante cerca de uma hora, motoristas, manobreiros, cobradores e colaboradores da manutenção, receberam orientações sobre legislação no trânsito no que diz respeito as faixas de pedestres e condução segura dos veículos. O palestrante, ao abordar ações de direção defensiva que reduzem as chances de um acidente ocorrer, lembrou que 27% dos acidentes com veículos estão relacionados a problemas que poderiam ser evitados apenas com atitudes preventivas, a exemplo de checar a calibragem dos pneus antes de sair, ou mesmo os freios. “Quando vamos para as estatísticas, identificamos que boa parte dos acidentes poderiam ser evitados com essas simples medidas”, reforçou Valdolírio.

O tema abordado foi segurança e Setembro Amarelo

O uso do celular ao dirigir, uma prática considerada além de perigosa, uma infração gravíssima no trânsito, foi outro ponto abordado durante a palestra, inclusive, com a projeção de um vídeo que mostrava os perigos que essa atitude pode ocasionar. “Todos nós sabemos que nenhum motorista profissional, como é o caso de vocês, pega o celular enquanto está dirigindo, mas, e quando vocês dirigem os seus próprios veículos, levam essa regra também para eles?”, questionou o palestrante.

O técnico de segurança do trabalho Irnaldo de Oliveira participou da atividade

Depois de discorrer sobre as atitudes no trânsito, o palestrante discorreu sobre a atitude das pessoas para com o próximo, levando a plateia a fazer uma reflexão sobre as relações humanas na sociedade moderna, onde as pessoas estão cada vez mais sendo estimuladas a serem individualistas e não terem tempo para dar atenção ao próximo. Numa alusão a importância da temática do Setembro Amarelo, que chama atenção para a importância da prevenção do suicídio, Valdolírio lembrou que essa cultura do cuidar, proteger, se importar com o outro tem que ser trabalhada desde a infância. “Crianças que são orientadas para serem educadas, gentis, amáveis e solidárias, dificilmente serão adultos insensíveis e egoístas”, disse ele. O palestrante discorreu anda sobre a questão da depressão, chamando atenção para a gravidade do problema que atinge muitas pessoas atualmente.

O engenheiro Valdolírio Soares foi o palestrantes

Após a palestra, o Técnico de Segurança do Trabalho da Unitrans, Irnaldo de Oliveira, contou uma história que ilustrava as repercussões que tinha uma atitude não segura dentro de um ambiente de trabalho, chamando atenção para a importância da prevenção também no desempenho das tarefas do dia a dia. Em seguida, houve o sorteio de alguns brindes e a atividade foi encerrada com um lanche coletivo.

No final foram sorteados brindes

Além de palestras, a Sipat da Unitrans, que será encerrada na próxima sexta-feira (20), inclui uma Feira de Serviços e Informações em parceria com o SEST/SENAT e órgãos parceiros, tais como, Detran, DER, Semob, PRF e entidades de saúde. A Feira acontece desde o primeiro dia até o último dia do evento, no estacionamento interno da Unitrans, em horários alternados, para que todos os profissionais da empresa possam participar, sem prejuízo de sua jornada de trabalho.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.