Após liberação de R$ 7,6 milhões, empresa Viamão vai operar com novos ônibus a partir de novembro

Concessão de verba do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União desta terça
Image

Por Gaúcha ZH
Imagem Divulgação

A Empresa de Transporte Coletivo Viamão obteve junto ao governo federal R$ 7,6 milhões de reais em financiamento para a renovação da frota. A liberação do crédito foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).

Conforme a direção da empresa, serão comprados 23 ônibus novos, todos com acessibilidade, para atender a Região Metropolitana (no eixo Viamão-Porto Alegre) e o município de Viamão. A previsão é de que os novos coletivos, que estão sendo produzidos em Caxias do Sul, estejam em circulação a partir de novembro.

— A proposta foi encaminhada para o programa com o intuito de continuar renovando a frota e mantendo o conforto e segurança esperados pelos passageiros. Todo o sistema público de transporte no país, infelizmente, tem registrando uma queda na demanda. Com os ônibus novos, esperamos manter a competitividade e oferecer o conforto esperado pelo cliente — disse o Coordenador de Gestão da Empresa, Jackson Mattos da Rocha.

De 2017 até agora, a empresa colocou em circulação outros 55 coletivos novos. Ao todo, a Viamão possui 353 veículos e transporta, diariamente, cerca de 75 mil passageiros. Os ônibus novos serão utilizados para substituir os veículos mais antigos.

A liberação do crédito se da por meio do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano (Refrota), com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O agente financeiro será Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Outros cinco ônibus da classe executivo estão sendo adquiridos através de linha de crédito com um banco privado.