Na Bienal tem ônibus também

Ônibus esteve presente em todos os dias da Bienal
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza

A Bienal do Livro, criada há 38 anos, é o maior evento literário do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Durante dez dias, o Riocentro, no Rio de Janeiro, sediou a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores, além das atividades culturais que promovem a leitura.

WhatsApp Image 2019 09 08 at 23.12.451

E durante o evento, o ônibus-biblioteca do  projeto “Livros nas Praças” esteve presente durante todos dos dias da feira.O ônibus conta com acervo de mais de 2.000 exemplares, formado 80% por livros de autores brasileiros, como Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Paulo Coelho e Monteiro Lobato.

WhatsApp Image 2019 09 08 at 23.12.46

O veículo, totalmente adaptado internamente para uma maior comodidade dos visitantes, oferece 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos.

A biblioteca sobre rodas, financiada pelas Lojas Americanas e Americanas.com, possui, ainda, cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso, além de banheiro e água mineral para os leitores que utilizarem o ônibus como espaço de leitura. O projeto faz parte das iniciativas que integram o posicionamento de responsabilidade social das companhias.

WhatsApp Image 2019 09 08 at 23.12.471

O veículo utilizado é um Marcopolo Torino com chassi Mercedes-Benz OF-1722M fabricado em 2005 e que fez parte da frota da empresa Master Transportes Coletivos de Passageiros com sede no município fluminense de São João de Meriti. Originalmente ele possuía uma porta na parte central, porém na transformação, essa porta foi para a parte traseira do veículo para facilitar o acesso das pessoas ao veículo.