1001 apresenta novos ônibus no Rio

Ônibus foram apresentados na garagem da empresa no bairro do Caju no Rio de Janeiro
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Diego Almeida Araújo

A Auto Viação 1001 apresentou ontem em uma recepção para convidados em sua garagem no bairro carioca do Caju, os novos ônibus adquiridos pela empresa em sua renovação de frota em 2019.

IMG 0313B

Recepcionados pelo supervisor de tráfego, os convidados, além de conhecer os novos ônibus da 1001, fizeram um tour pela empresa para conhecer a sua estrutura, acompanharam o treinamento dos motoristas, conversaram com a diretoria da empresa e após o almoço, junto com os funcionários, participaram da sessão de fotos dos novos ônibus.

A aquisição, composta por 40 novos veículos, foi dividida da seguinte forma:

10 Marcopolo Paradiso New G7 1800DD Scania K440 IB 8X2
30 Marcopolo Paradiso New G7 1200 Scania K360 IB

Os novos DD’s 15 metros da 1001 vem com 54 poltronas, sendo 46 poltronas executivas com apoio para os pés, água gelada e toilette no piso superior e 8 poltronas leito cama extra largas com inclinação de até 150 graus, itinerário eletrônico, ar condicionado com saídas individuais, luzes de leitura direcionais, manta, travesseiro, kit lanche, água gelada, Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), toilette e tomadas USB para carregar smartphone e tablets no piso inferior. Além disso, o veículo conta com internet 4g via Wi-fi.

IMG 0263B

Já os Paradisos New G7 1200, contam com 46 poltronas com descanso para pés e pernas, sistema audiovisual, Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM) para cadeirante, itinerário eletrônico, ar condicionado com saídas individuais, internet via Wi-fi, luzes de leitura direcionais e tomadas de 110 V com entrada USB para carregamento de aparelhos eletrônicos. Eles possuem o para-brisa inteiriço devido ao sistema ADAS da Scania, já que existe um sensor na parte central do para-brisa, impossibilitando o uso do modelo bipartido.

IMG 0295B

O sistema de auxílio ao motorista, ou ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), faz parte do pacote de segurança opcional da Scania e oferece uma assistência ao motorista para melhorar a condução e prevenir acidentes de trânsito.

O ADAS utiliza câmera e um radar instalados no para-brisa e no para-choque respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais.

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

A Auto Viação 1001 integra o Grupo JCA é responsável pelo deslocamento de quase 100 milhões de pessoas por ano. Tem atuação de destaque no transporte rodoviário de passageiros, através das empresas, Auto Viação CatarinenseRápido Ribeirão PretoViação CometaExpresso do SulRápido Macaense e Opção Turismo e Fretamento e o Sistema Integrado de Transporte – SIT Macaé, além da 1001. Juntas as empresas operam com mais de 3 mil ônibus nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, de acordo com o site da empresa.

IMG 0237B

Agradecemos a diretoria da Auto Viação 1001, Viação Cometa e Holding JCA pela recepção na garagem, além do motorista Mendonça e ao Fábio Ferreira por ter guiado os convidados durante a permanência na sede da empresa.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.