Unitrans inicia o terceiro módulo de treinamentos focando normas e condutas no trânsito

O ‘Operador em Ação’ é um projeto de capacitação permanente desenvolvido pela Unitrans
Image

Por News Comunicação
Imagens Thiago Martins de Souza / Divulgação

Normas de Circulação e Conduta Comportamental de Trânsito’ é o tema que está sendo trabalhado do terceiro módulo do projeto “Motorista em Ação”, que começou nesta segunda-feira (15) e vai até a sexta-feira (19). O módulo está sendo realizado pelo instrutor Cláudio Martins, que neste primeiro dia de capacitação trabalhou o tema de forma interativa, com a utilização de vídeos e muitos exemplos para motivar os motoristas que atuam nos 55 terminais não só a seguirem as regras de trânsito, mas também a ter uma direção defensiva e ser exemplo para outros condutores. A capacitação do módulo acontece no auditório da empresa de ônibus Unitrans, em Água Fria.

Isabela recepcionou os motoristas para o módulo

O instrutor Cláudio Martins iniciou a palestra falando que o comportamento de risco no trânsito é influenciado por diversos fatores, dentre eles, o homem, as vias e os veículos. Alguns comportamentos citados por Cláudio foram justamente não sinalizar ao mudar de faixa, não usar o cinto de segurança, não respeitar a sinalização, dirigir com o celular em mãos, não manter a distância mínima de segurança entre os veículos e ultrapassar os limites de velocidade, entre outras infrações e negligências.

Allison Ricartti mostrou os resultados

“Muitas vezes o motorista usa a previsão. Já vê o que o semáforo vai fechar, então tira o pé. Isso é previsibilidade. Assim é muito mais fácil nos livrar de acidentes”, disse o instrutor, lembrando que a Unitrans realiza cerca de 2.500 viagens ao dia. “Sabemos que vocês têm o conhecimento de muita coisa dita aqui, mas reforçar é bom para evitar acidentes e fechar o mês sem ocorrências”, comentou Cláudio.

O instrutor Cláudio Martins falou de comportamento no trânsito

Depois, o gerente de Operações da empresa, Allisson Ricartti, assumiu o comando da palestra para mostrar os resultados dos meses de maio e junho no que se refere a número de faltas ao trabalho, ausência de ocorrências de trânsito, entre outros dados, destacando como um dos melhores motoristas do período o Sr. José Carlos Targino, da linha 5307 – Cidade Verde – Epitácio- D. Pedro II.

Melhor motorista de maio junho José Targino com Isabella e Allison

“É um esforço manter os bons resultados. Não tenho ocorrências de trânsito, também tenho boa quilometragem, atingindo a meta de três quilômetros por litros. Fico muito feliz com isso”, disse José Carlos Targino, que durante o ano todo, até o momento, tem seu nome entre os 25 melhores motoristas no ranking mantido pela empresa que no final do ano, no encerramento do projeto, premia os melhores profissionais.

A gerente de Recursos Humanos, Isabela Maria, lembrou que essa mesma palestra acontecerá todos os dias, até sexta-feira, tendo treinamentos pela manhã e pela tarde. “Como o quantitativo de profissionais é muito grande, os colaboradores são divididos em turmas, por áreas e terminais de linha possibilitando, assim, que todos participem da capacitação sem atrapalhar a rotina dos terminais, nem o serviço prestado ao passageiro”, destaca ela.

Projeto

O ‘Operador em Ação’ é um projeto de capacitação permanente desenvolvido pela Unitrans, que existe desde 2012, e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. Além de treinar os colaboradores, o projeto tem também o objetivo de reconhecer o esforço, compromisso, dedicação e empenho deles no atendimento e prestação de serviço à população e também na colaboração de um trânsito mais seguro.