App indica previsão de ônibus em João Pessoa, mesmo sem circulação nas ruas

Suspensão na circulação de ônibus ocorreu devido aos bloqueios feitos nas garagens das empresas de ônibus realizados pelas centrais sindicais
Image

Por Portal Correio – Alisson Correia
Imagens JC Barboza  / Divulgação

Os usuários de ônibus de João Pessoa acordaram sem transporte nas ruas, na última sexta-feira (14), dia de manifestações em várias cidades do Brasil. Na capital paraibana, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) disponibiliza o aplicativo JampaBus-Semob, que aponta a previsão das linhas urbanas e metropolitanas. Porém, mesmo sem ônibus nas ruas, a ferramenta continuou mostrando horários, o que irritou passageiros.

O Portal Correio testou o funcionamento do aplicativo na manhã da última sexta-feira (14). Entre 9h e 10h, o sistema continuava mostrando a previsão de várias linhas, como se elas fossem passar na parada, mas no momento do horário previsto, o ônibus não chegava. A situação se repetia a cada vez que era indicada uma nova previsão.

A Semob explicou que o aplicativo permanece estipulando uma previsão pelo fato de os ônibus estarem prontos para sair. “As viagens não foram canceladas, elas não estão sendo realizadas por haver um obstáculo para a saída. O GPS entende que o carro está pronto para sair e, de acordo com o histórico, deve chegar a determinado ponto em x horas”.

O desenvolvedor do aplicativo, João Vianey, se posicionou com uma explicação mais técnica sobre o problema, atribuindo a falha à interrupção da circulação dos ônibus por meio de bloqueios dos manifestantes.

“Uma previsão é uma estimativa de chegada de um ônibus do local onde ele está até o local onde você está. E essa estimativa é dada baseada no GPS do seu celular, no GPS do ônibus e num histórico que nos diz que ‘normalmente’ este trecho é percorrido em x tempo. É impossível um app imaginar que existe algo bloqueando a passagem de um carro. Pode ser uma manifestação, alagamento, acidente etc… O histórico diz apenas que de onde ele está até você leva ‘tanto’ tempo, é uma previsão. E essa estimativa é dada baseada no GPS do seu celular, no GPS do ônibus e num histórico que nos diz que ‘normalmente’ este trecho é percorrido em x tempo. É impossível um app imaginar que existe algo bloqueando a passagem de um carro. Pode ser uma manifestação, alagamento, acidente etc… O histórico diz apenas que de onde ele está até você leva tanto tempo, é uma previsão. Até que alguém entre no sistema e cancele as viagens, ele vai continuar ‘prevendo’, ou seja, calculando o tempo baseado no histórico”.

1 3

A partir das 11h, o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) informou que os bloqueios feitos nas garagens das empresas de ônibus estavam sendo liberados. “A programação para a sexta-feira (14) é de que 75% da frota operante circule na Capital”. Segundo a Semob, o bloqueio na empresa Transnacional foi desfeito por volta das 11h. “Ônibus já saindo da garagem para cumprir o itinerário”, informou.

O aplicativo JampaBus-Semob está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.