Ônibus Paraibanos

App indica previsão de ônibus em João Pessoa, mesmo sem circulação nas ruas

Por Portal Correio – Alisson Correia
Imagens JC Barboza  / Divulgação

Os usuários de ônibus de João Pessoa acordaram sem transporte nas ruas, na última sexta-feira (14), dia de manifestações em várias cidades do Brasil. Na capital paraibana, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) disponibiliza o aplicativo JampaBus-Semob, que aponta a previsão das linhas urbanas e metropolitanas. Porém, mesmo sem ônibus nas ruas, a ferramenta continuou mostrando horários, o que irritou passageiros.

O Portal Correio testou o funcionamento do aplicativo na manhã da última sexta-feira (14). Entre 9h e 10h, o sistema continuava mostrando a previsão de várias linhas, como se elas fossem passar na parada, mas no momento do horário previsto, o ônibus não chegava. A situação se repetia a cada vez que era indicada uma nova previsão.

A Semob explicou que o aplicativo permanece estipulando uma previsão pelo fato de os ônibus estarem prontos para sair. “As viagens não foram canceladas, elas não estão sendo realizadas por haver um obstáculo para a saída. O GPS entende que o carro está pronto para sair e, de acordo com o histórico, deve chegar a determinado ponto em x horas”.

O desenvolvedor do aplicativo, João Vianey, se posicionou com uma explicação mais técnica sobre o problema, atribuindo a falha à interrupção da circulação dos ônibus por meio de bloqueios dos manifestantes.

“Uma previsão é uma estimativa de chegada de um ônibus do local onde ele está até o local onde você está. E essa estimativa é dada baseada no GPS do seu celular, no GPS do ônibus e num histórico que nos diz que ‘normalmente’ este trecho é percorrido em x tempo. É impossível um app imaginar que existe algo bloqueando a passagem de um carro. Pode ser uma manifestação, alagamento, acidente etc… O histórico diz apenas que de onde ele está até você leva ‘tanto’ tempo, é uma previsão. E essa estimativa é dada baseada no GPS do seu celular, no GPS do ônibus e num histórico que nos diz que ‘normalmente’ este trecho é percorrido em x tempo. É impossível um app imaginar que existe algo bloqueando a passagem de um carro. Pode ser uma manifestação, alagamento, acidente etc… O histórico diz apenas que de onde ele está até você leva tanto tempo, é uma previsão. Até que alguém entre no sistema e cancele as viagens, ele vai continuar ‘prevendo’, ou seja, calculando o tempo baseado no histórico”.

A partir das 11h, o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) informou que os bloqueios feitos nas garagens das empresas de ônibus estavam sendo liberados. “A programação para a sexta-feira (14) é de que 75% da frota operante circule na Capital”. Segundo a Semob, o bloqueio na empresa Transnacional foi desfeito por volta das 11h. “Ônibus já saindo da garagem para cumprir o itinerário”, informou.

O aplicativo JampaBus-Semob está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.