Svelto de testes na Fagundes

Empresa testará o chassi 17.230 OD
Image

Por Ônibus Paraibanos  – Pedro Henrique Thomaz
Imagens JC Barboza / Pedro Henrique Thomaz

A Auto Ônibus Fagundes, sediada em São Gonçalo/RJ está com uma curiosa novidade em sua frota.

IMG 5422

Trata-se de uma unidade do modelo Svelto V, fabricado pela Comil Ônibus S.A. e encaroçado sobre o chassi Volkswagen MAN 17-230 ODS. Este veículo pertence a fabricante de chassis MAN Latin América e foi cedido à Auto Ônibus Fagundes para testes do referido chassi do carro.

IMG 0725

Embora o Grupo Rio Ita (no qual a Fagundes faz parte) já tenha em sua frota várias unidades do chassi Volkswagen MAN 17-230 ODS, o grande diferencial desse veículo a ser testado na frota é o fato dele possuir o sistema de suspensão pneumática (suspensão a ar) que, até então, será item inédito no grupo em carros com chassis de motorização dianteira. A suspensão a ar proporciona um conforto ao passageiro embarcado devido a maior amortização de impactos oriundos de obstáculos no solo.

IMG 5398

Além disso, o chassi possui o câmbio ZF 6S 1010 BOm com seis marchas. Já o motor é o MAN D0834 Euro V com 225 cv @ 2.400 rpm. Seus pneus são do tipo 275/80 R22,5.

IMG 5397

IMG 5395

Além da suspensão a ar, o Comil Svelto V cedido à empresa possui em seu interior, 32 assentos acolchoados; aparelho de ar condicionado fabricado pela Denso; elevador para acesso de pessoas com dificuldades de locomoção da marca Dhollandia e itinerário digital da Mobitec na cor branca.

IMG 5431

Por ser um veículo de testes, ele conta apenas com alguns detalhes da atual pintura da empresa na carroceria e, em breve, o Comil Svelto V estará nas ruas fazendo o teste desempenho rodando nas principais linhas da empresa, como a movimentada 484M que faz o entre Alcântara, bairro de São Gonçalo e o centro da cidade vizinha, Niterói.

IMG 5426

A OCD Holding e o Ônibus Paraibanos agradece a gerência da Unidade Vista Alegre por toda receptividade nas instalações da empresa e deseja votos de sucesso à empresa no teste a ser realizado.