Mercedes-Benz negocia 874 micro-ônibus para o Caminho da Escola em 2019

Por Mercedes-Benz Imagens Divulgação A Mercedes-Benz negociou 874 micro-ônibus escolares para o Caminho da Escola, programa do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao ...
Image

Por Mercedes-Benz
Imagens Divulgação

A Mercedes-Benz negociou 874 micro-ônibus escolares para o Caminho da Escola, programa do FNDE – Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação, até abril deste ano. Esse volume está dentro das 1.600 unidades que a empresa fornecerá, por meio de licitação, com o modelo LO 916 R. Todas os ônibus, com carroçaria Caio, atendem às especificações do modelo ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, mais o banco do motorista.

Este chassi de micro-ônibus escolar da Mercedes-Benz é atração da marca na Exposição Paralela de Produtos, Serviços e Tecnologias, atividade da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Organizada pela CNM – Confederação Nacional de Municípios, a Marcha está sendo realizada até 11 de abril, no Centro Internacional de Convenções de Brasília – CICB. O evento reúne prefeitos, vereadores, secretários e profissionais da gestão pública municipal de todas as regiões do País. São mais de 6.400 inscritos, com a presença de aproximadamente 3.000 prefeitos.

“Com o LO 916 R, oferecemos uma solução eficiente para o transporte de alunos nas zonas rurais, com um veículo adequado às exigências do programa Caminho da Escola”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Asseguramos assim às prefeituras o alto padrão de qualidade, conforto e segurança dos chassis de ônibus da marca, além do atendimento da rede de concessionários em todos os estados”.

Veículo oferece itens de acessibilidade aos alunos

O micro-ônibus Mercedes-Benz ORE 2 possui características específicas para aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto), parachoques elevados e itens de acessibilidade, como porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel).

Como todo chassi de ônibus da marca, o LO 916 R se destaca pela força, robustez e resistência para as aplicações mais severas. O motor da família BR 900, por exemplo, é o mesmo já utilizado com amplo êxito em ônibus, caminhões e até veículos 4×4 para uso militar. Ou seja, ele assegura ampla disponibilidade, com manutenção simples e fácil reposição de peças. Dessa forma, atende às demandas de oficina das prefeituras e as de qualidade e confiabilidade do transporte escolar para os prefeitos e os secretários de educação.

20190410_9133ddb76f5c4711a8a18bb4cfd47d58_onibus-caminho-da-escola-45

Segundo Walter Barbosa, a Empresa é uma tradicional fornecedora de ônibus escolares, atendendo tanto aos programas federais, quanto ações similares de governos estaduais e municipais. “Com a negociação das 874 unidades, somente para o Caminho da Escola, a Mercedes-Benz terá participação com 4.870 ônibus em circulação, desde que a marca entrou no programa em 2013”, afirma o executivo.

Micro-ônibus foi desenvolvido para o Caminho da Escola

Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, a versão R do reconhecido LO 916 foi desenvolvida, a partir deste modelo, especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE.

Os balanços dianteiro e traseiro curtos facilitam a circulação em solos acidentados. Além disso, o LO 916 R oferece excelente manobrabilidade, característica notadamente importante em estradas vicinais e locais com reduzido espaço para a movimentação do veículo.

O bloqueio de diferencial melhora a tração em terrenos de baixa aderência, muito comum em estradas não asfaltadas. A atuação automática desse sistema facilita o dia a dia do motorista, que pode se concentrar mais à condução do ônibus.

Os pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) são específicos para uso misto em terra e asfalto. Além disso, o LO 916 R para aplicações rurais se destaca por itens como filtro de ar com elemento de segurança, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.

A parceria com a Caio resultou numa carroçaria que assegura conforto, segurança e acessibilidade aos alunos. Dois assentos reservados a portadores de necessidades especiais contam com cintos de segurança de 4 pontos. Todos os bancos dispõem de porta-pacotes vazado, desenvolvido para acomodação de mochilas.

O LO 916 R vem equipado com DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que assegura um acesso prático e seguro aos alunos quem têm dificuldade de locomoção. Isso significa transporte acessível e seguro para todos.

20190410_031f6e2d9fe746d5822c3db116c972a5_onibus-caminho-da-escola-2

A configuração de assentos do LO 916 R permite às prefeituras que elas transportem 44 crianças ou 30 adultos sentados confortavelmente.

Portófio Mercedes-Benz para transporte escolar

A Mercedes-Benz possui a mais completa linha de chassis para todos os tipos de veículos escolares, atendendo aos programas estaduais e federais, tanto para o transporte escolar urbano, como rural.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.