Decretada a falência da Pluma

Por Ônibus Paraibanos
Imagens JC Barboza / Ivonaldo Alexandre

De acordo com a sentença assinada hoje pela juíza Mariana Gluszcynski Fowler Gusso da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, por meio do processo Nº 0011071-83.2015.8.16.0185, foi decretada a falência da empresa Pluma Conforto e Turismo S/A, uma das mais tradicionais empresas de ônibus da região sul do país.

DSC04178

A recuperação judicial foi apresentada pela empresa em 26/10/2015 e concedida em 21/07/2017, recuperação essa que, segundo o STF, foi descumprido pela empresa, o que foi uma das principais motivações da decretação da falência.

Na petição do mov. 3043 o Administrador informa ter ido pessoalmente na sede da Recuperanda, para verificar as atividades e real situação da empresa. Aduziu que o contador e encarregado financeiro da empresa, Sr. Edson A. Scuissiatto, prestou diversos esclarecimentos, entretanto, afirma que a recuperanda teve um prejuízo acumulado em 2018 de R$ 1.802.107,14 (um milhão, oitocentos e dois mil, cento e sete reais e quatorze centavos). Sobre as atividades da recuperanda, a gerente comercial Angela V. Trindade esclareceu que a empresamantém estrutura de garagem em dez cidades e conta atualmente com uma equipe de 187 colaboradores, sendo 42 diretos e 145 indiretos. Afirmou que a Recuperanda estava desenvolvendo normalmente as suas atividades.

“A inviabilidade econômica da empresa somada à ausência de cumprimento das obrigações assumidas no plano de recuperação judicial e outros fatos apresentados nos autos, demonstram, de forma clara, a ausência de interesse da empresa em efetivar sua recuperação, o que impossibilita a continuidade da presente recuperação judicial, não restando outra solução que não seja a decretação da falência da empresa recuperanda.”

Na sentença, a juíza determina que permanece o administrador judicial o Dr. Paulo Vinícius de Barros Martins Junior, que deverá  lacrar a sede da empresa estabelecimento do falido, em caso de conveniência justificada, ou a continuidade de seus negócios por prazo determinado a fim de que não sejam prejudicados interesses de terceiros.

IMG_0293

Todas as execuções e ações contra a empresa serão suspensas, salvo as hipóteses previstas em lei. Além disso, nenhum bem da Pluma poderá ser onerado ou posto a venda sem autorização judicial.

pluma0012-kLBE-U101371193824eVG-1024x720@GP-Web

Atualmente, segundo a ANTT, a empresa ainda possuía 27 linhas ativas, boa parte dela operadas com veículos de outras empresas como a Trans Isaak, já que a maior parte da frota da empresa não poderia estar em operação. Em 2015, a empresa havia transferido 23 linhas para quatro outras empresas: Expresso Nordeste, JBL Turismo, Expresso do Sul e Auto Viação Catarinense.

IMG_0296

A Pluma Conforto e Turismo nasceu da Transportadora Galiotto, fundada em 1954, em Caxias do Sul, RS. Em 1965, a Galiotto e a Aurora, também gaúcha de Caxias, adquiriram a Boscatur, de Curitiba. No ano seguinte, a empresa mudou o nome para Pluma. A primeira sede foi no bairro Portão. Em Curitiba, a empresa começou com 170 funcionários, frota de 34 ônibus e três linhas em operação: Curitiba – Porto Alegre, São Paulo – Curitiba e Passo Fundo – Santa Maria (RS). Em 1986, um incêndio destruiu a sede administrativa e parte da área de manutenção da empresa. A nova sede foi inaugurada em 1990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias Apache Vip IV com a nova identidade da N.S. Penha As novidades da Opção Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 07/2021 Apache Vip V da 1001