Scania e Marcopolo renovam a frota do Transmetro

Por Revista AutoBus – Antônio Ferro Imagens Douglas de Souza Melo Como parte do plano de renovação de sua frota de ônibus, o Transmetro, reconhecido como um dos mais equilibrados sistemas de BRT ...
Image

Por Revista AutoBus – Antônio Ferro
Imagens Douglas de Souza Melo

Como parte do plano de renovação de sua frota de ônibus, o Transmetro, reconhecido como um dos mais equilibrados sistemas de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) receberá veículos produzidos pela dobradinha brasileira Scania e Marcopolo. Ao todo, 35 unidades do chassi K310 IA 6×2/2 com carroçarias Viale BRT entrarão em operação nos serviços de transporte público da Municipalidad da Guatemala, que conta com 35 quilômetros de vias segregadas, proporcionando viagens mais rápidas e cômodas aos usuários do sistema.

Os novos ônibus possuem 19 metros de comprimento, 49 poltronas intercity estofada e espaço para  84 passageiros em pé, conforme norma daquele país; rampa; compartimento para um cadeirante; sistema de refrigeração composto por aparelhos Cityvent (quatro ao todo); sistema door brake nas portas; portas em ambos os lados, sendo o esquerdo para o acesso direto nas estações de embarque; sistema multiplex no painel do condutor; carregador de celular para o motorista; dois monitores de 15,6 polegadas no salão de  passageiros; conexão de internet via Wi-Fi; GPS; três câmaras de monitoramento, painéis para publicidade e sistema de radio comunicação. Os chassis ainda contam com o monitoramento do Serviços Conectados da Scania, ferramenta que torna a operação mais inteligente e rentável.

As articulações dos chassis e as sanfonas das carroçarias foram produzidas pela empresa Hübner.

272-1551450035

O Transmetro começou a operar em 2007 e é cliente da Marcopolo desde 2012, com a aquisição dos primeiros 28 articulados. Com mais estes 35 ônibus articulados, a frota da transportadora contará com mais de 110 unidades de ônibus articulados com carroçarias da Marcopolo. Este é o quinto negocio consecutivo realizado pela encarroçadora gaúcha com o sistema local.

Já a Scania destacou que os seus chassis foram produzidos no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo, e devem chegar ao país da América Central no final de março ou início de abril, e o Grupo Codaca, representante da montadora na Guatemala, será o responsável pelo atendimento local, com experiência e competência em serviços da marca.

272-1551450054

O sistema de transporte proporcionado pelo governo da Guatemala é um exemplo que deve ser replicado em várias cidades pelo mundo, principalmente as brasileiras, pelos importantes benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos, meio ambiente e, sobretudo, para a mobilidade urbana, utilizando sempre ônibus de última geração.