Marcopolo e Aeromovel Brasil participam da NTExpo 2019, feira do setor metroviário

by:

CarroceriasEventosPostagens MISC/Variadas

Por Secco Consultoria de Comunicação
Imagens Divulgação

A Marcopolo S.A. e a Aeromovel Brasil S. A, empresa dedicada ao fornecimento de projeto e implementação de sistemas de mobilidade urbana, participam juntas, entre os dias 19 e 21 de março, da NTExpo 2019, principal evento da América do Sul voltado para a cadeia do setor metroferroviário. As duas companhias vão expor em seu estande a tecnologia do sistema Aeromovel e o Veículo Aeromovel Geração 6, fruto de desenvolvimento conjunto para o segmento de APMs (Automated People Movers).

marcopolo_aeromovel2019_1

Segundo Petras Amaral, head de Inovação da Marcopolo S.A., o foco da empresa nos últimos anos tem sido atuar em diferentes segmentos de transporte e mobilidade nos quais o expertise da fabricante possa agregar valor ao produto, a chamada diversificação relacionada. “Para isso, em 2015 firmamos parceria com a Aeromovel Brasil, com o objetivo de acelerar a evolução técnica do sistema, tanto para o mercado nacional quanto internacional”, explica o executivo.

“Nossa experiência e know-how com o transporte de massa, considerando os sistemas BRT, por exemplo, foram fundamentais para o desenvolvimento das soluções e tecnologias envolvendo a caixa do Aeromovel, além de inovações em termos de sistemas de aberturas, layout, materiais e design relacionado ao segmento”, explica Petras.

Segundo Marcus Coester, CEO da Aeromovel Brasil, a tecnologia do sistema é sustentável, eficiente e consolidada. “A partir dos resultados operacionais da linha inaugurada em 2013, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, abriram-se diversas perspectivas internacionais para aplicações em mobilidade, utilizando a tecnologia Aeromovel. São projetos em mais de 60 cidades, em 15 países no mundo. A parceria com a Marcopolo trouxe um novo patamar aos veículos Aeromovel, agregando à sua experiência internacional, capacidade produtiva e expertise de fabricação no mercado de mobilidade, o que resultou em um produto de altíssima qualidade”, acrescenta Marcus.

marcopolo_aeromovel2019_2

A tecnologia é baseada na propulsão pneumática – o ar é pressurizado por ventiladores estacionários de alta eficiência energética, por intermédio de um duto localizado dentro da via elevada. O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão fixada ao truque (plataforma sobre rodas de aço) do veículo, que se movimenta então sobre trilhos.

Aeromovel Brasil

A Aeromovel Brasil S.A. é uma empresa dedicada ao fornecimento e implantação de sistemas de mobilidade. A empresa faz parte do Grupo Coester, que desenvolve, há mais de 60 anos, produtos e soluções em diversas áreas da indústria, sendo referência em segmentos como os de automação e de mobilidade urbana. O Aeromovel é um meio de transporte automatizado em via elevada segregada, que utiliza exclusiva propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados, resultando em baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves e eficientes.

A tecnologia do sistema é atualmente reconhecida e patenteada em diversos países no mundo, sendo sua alta eficiência, segurança e sustentabilidade ambiental, comprovadas.

Possui uma linha em Jacarta – Indonésia, que opera continuamente há 29 anos e já transportou mais de 25 milhões de passageiros. Desde 2013, a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) opera dois veículos do Aeromovel, totalmente automatizados, em um sistema de shuttle aeroportuário de 1.010 metros de extensão, tendo transportado de forma confiável mais de 5 milhões de passageiros, com disponibilidade média superior a 99,7%. Atualmente a Aeromovel Brasil possui mais de 100 projetos em diferentes estágios, em mais de 15 países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.