Empresa de Curitiba compra os primeiros bi-articulados Scania

Por Blog do Caminhoneiro Imagens Divulgação A empresa Viação Cidade Sorriso, da cidade de Curitiba, no Paraná, acaba de adquirir as primeiras seis unidades do recém lançado ônibus biarticulado Scania ...
Image

Por Blog do Caminhoneiro
Imagens Divulgação

A empresa Viação Cidade Sorriso, da cidade de Curitiba, no Paraná, acaba de adquirir as primeiras seis unidades do recém lançado ônibus biarticulado Scania F 360 HA. A empresa comprou as primeiras unidades após um processo de demonstração e testes. Os novos ônibus começam a rodar ainda neste semestre.

O modelo havia sido apresentado para a prefeitura de Curitiba em novembro de 2018, num evento que contou com a presença do prefeito da cidade, Rafael Greca. O veículo foi desenvolvido e personalizado para atender a todas as exigências da Urbs, órgão que gerencia o sistema de transporte público de Curitiba.

“A Scania vem fazendo uma série de demonstrações com o biarticulado desde seu lançamento, em 2015, no Brasil. Estamos muito satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo, e sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável pelo sistema BRT.”

“As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. “Além disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao encontro do nosso objetivo, que é oferecer ao nosso cliente, o passageiro do ônibus, o melhor produto pelo menor custo.”

“Estamos orgulhosos por fazer parte da renovação da frota de Curitiba. Ainda mais por saber que o biarticulado Scania foi aprovado pelas rigorosas exigências do BRT curitibano. Antes, só havia uma opção no mercado. Estamos à disposição com mais soluções para a mobilidade”, salienta Munhoz. “O biarticulado Scania é competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção.”

scania onibus curitiba02

A Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que vão desde os modelos padrón (de 13m e 15m), passando pelos articulados até o biarticulado. Trata-se de um leque completo com serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios atrelados à conectividade.

Biarticulado Scania padronizado para Curitiba

O biarticulado Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27 metros de comprimento. Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

O modelo, que segue o padrão exigente da Urbs, tem carroceria Caio, motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado).

00212734

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.