Empresa de Curitiba compra os primeiros bi-articulados Scania

Por:

Postagens MISC/Variadas

Por Blog do Caminhoneiro
Imagens Divulgação

A empresa Viação Cidade Sorriso, da cidade de Curitiba, no Paraná, acaba de adquirir as primeiras seis unidades do recém lançado ônibus biarticulado Scania F 360 HA. A empresa comprou as primeiras unidades após um processo de demonstração e testes. Os novos ônibus começam a rodar ainda neste semestre.

O modelo havia sido apresentado para a prefeitura de Curitiba em novembro de 2018, num evento que contou com a presença do prefeito da cidade, Rafael Greca. O veículo foi desenvolvido e personalizado para atender a todas as exigências da Urbs, órgão que gerencia o sistema de transporte público de Curitiba.

“A Scania vem fazendo uma série de demonstrações com o biarticulado desde seu lançamento, em 2015, no Brasil. Estamos muito satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo, e sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável pelo sistema BRT.”

“As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. “Além disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao encontro do nosso objetivo, que é oferecer ao nosso cliente, o passageiro do ônibus, o melhor produto pelo menor custo.”

“Estamos orgulhosos por fazer parte da renovação da frota de Curitiba. Ainda mais por saber que o biarticulado Scania foi aprovado pelas rigorosas exigências do BRT curitibano. Antes, só havia uma opção no mercado. Estamos à disposição com mais soluções para a mobilidade”, salienta Munhoz. “O biarticulado Scania é competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção.”

A Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que vão desde os modelos padrón (de 13m e 15m), passando pelos articulados até o biarticulado. Trata-se de um leque completo com serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios atrelados à conectividade.

Biarticulado Scania padronizado para Curitiba

O biarticulado Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27 metros de comprimento. Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões.

O modelo, que segue o padrão exigente da Urbs, tem carroceria Caio, motor de 360cv e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador.

O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado).

00212734

O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.