Saiba como denunciar problemas com ônibus de João Pessoa

Por Portal Correio
Imagens Divulgação

Apesar da alta no valor das passagens de ônibus de João Pessoa, o usuário ainda convive com alguns problemas. Em vídeos enviados para o Instagram do repórter da TV Correio Emerson Machado, internautas relatam problemas em veículos que vão desde princípio de incêndio até goteiras no teto. Nesse último caso, por exemplo, pode-se ver pessoas com guardas-chuvas dentro do veículo.

Em outras imagens, percebe-se usuários fora de um veículo e a pessoa que está gravando afirma que o ônibus está quebrado. Já em outra imagem recebida, dá para notar um ônibus que, segundo o internauta, teria passado por um princípio de incêndio.

Na foto abaixo, é possível perceber o operador do veículo na porta, com a tampa do motor aberta e um extintor perto da entrada dianteira.

onibus-incendio-hoje

Muitas vezes, usuários preferem reclamar em redes sociais sobre o sistema de transporte, mas não usam canais oficiais para formalizar queixas e as denúncias não são registradas.

Como formalizar reclamação

Quem se sentir lesado, porém, pode procurar a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) para denunciar. O órgão disponibiliza dois canais de comunicação com o usuário, através dos telefones 3218-9330 e 3218-9336 ou pela internet no Fale Conosco (servicos.semobjp.pb.gov.br).

“SEMOB DISPONIBILIZA CANAIS PARA O USUÁRIO, ATRAVÉS DOS TELEFONES 3218-9330 E 3218-9336 OU PELO SERVICOS.SEMOBJP.PB.GOV.BR”

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP), só de 2017 a janeiro de 2019, foram incorporados à frota aproximadamente 120 veículos. O órgão informou ainda que todos os ônibus que apresentam problemas mecânicos são reparados e retornam para a circulação, sendo fiscalizados diariamente.

1-2

Vistorias

A Semob afirmou que realiza uma vistoria obrigatória dos veículos de transporte. No caso dos ônibus, essa vistoria é semestral. Segundo a superintendência, os ônibus só estão autorizados a circular caso sejam aprovados.

“Além disso, existe fiscalização durante todo o ano. Os agentes do setor vão até os terminais de cada linha e fazem análise de diversas questões, tanto relacionadas ao conforto dos passageiros, quanto de questões mecânicas”, disse a Semob-JP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias Apache Vip IV com a nova identidade da N.S. Penha As novidades da Opção Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 07/2021 Apache Vip V da 1001