Volta Redonda conta com transporte gratuito em ônibus elétrico

Por Ônibus Paraibanos Imagem JC Barboza Desde julho de 2018, a prefeitura de Volta Redonda passou a operar em caráter definitivo, o Tarifa Comercial Zero, um ônibus elétrico fabricado pela BYD, com ...
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagem JC Barboza

Desde julho de 2018, a prefeitura de Volta Redonda passou a operar em caráter definitivo, o Tarifa Comercial Zero, um ônibus elétrico fabricado pela BYD, com carroceria Caio Induscar que opera no sistema de transporte do município. O ônibus é gratuito, e faz paradas apenas em pontos exclusivos, diferentes daqueles dos ônibus convencionais.

São quase mil pessoas circulando diariamente entre as áreas comerciais dos bairros do Retiro, Aterrado, Avenida Amaral Peixoto (Centro) e Vila Santa Cecília que conta com pontos de parada nas seguintes localidades: Rua 4-C, próximo ao Escritório Central; Rua Campos, no Retiro; Rua Gustavo Lira, no Centro; Avenida Paulo de Frontin (em frente à prefeitura); Rua Eduardo Junqueira (Centro); Avenida Lucas Evangelista, no Aterrado (em frente ao Sesi).

Com ar condicionado, internet Wi Fi e tomadas USB para recarregar aparelhos moveis, o Tarifa Comercial Zero circula de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e no sábado, até as 14h. O prefeito da cidade lembrou que o veículo não polui o meio ambiente por ser elétrico, além de ser silencioso e confortável.

A prefeitura de Volta Redonda anunciou que abriu processo licitatório no mês passado para instalação de abrigos de passageiros nos pontos de parada do Tarifa Comercial Zero para atender os seus usuários. Os pontos de ônibus serão diferenciados pois terão internet via wi-fi, tomadas USB, universal e HDMI para recarregar aparelhos eletro-eletrônicos. De acordo com a prefeitura, os pontos do Tarifa Comercial Zero terão totens com painel solar e monitores com os horários do ônibus elétrico, além de outras informações.

Os abrigos terão estrutura em perfil metálico, painel fotovoltaico que produzirá energia solar para alimentar as tomadas e as lâmpadas led que promovem uma maior luminosidade gastando menos.

O projeto saiu do papel e entrou em fase operacional em 17 de julho de 2018 depois de um período de testes de pouco mais de um mês, que se iniciou em 9 de outubro de 2017 com o primeiro modelo de ônibus 100% elétrico com chassi BYD, montado na fábrica da empresa em Campinas. O veículo é um BYD – D 9 A Padron com carroceria Caio Millennium.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.