Voltando ao passado: Rodoviária Novo Rio em 1971

Por Rodrigo Matar
Imagem Acervo

Foto tão rara quanto histórica do interior da Rodoviária Novo Rio, em 1971. Construída seis anos antes pelo então governador Carlos Lacerda, substituiu o antigo Terminal Mariano Procópio, localizado na Praça Mauá. Porém, há quem diga que num futuro próximo o embarque e desembarque dos ônibus do Rio para outros municípios, estados e países será transferido para o Irajá, num terminal mais moderno. É esperar pra ver…

No instantâneo, quatro modelos diferentes de ônibus se sobressaem. Em primeiro plano, dois carros da Viação Cometa. O de trás é um Ciferal Turbo Jumbo e o da frente é também um Ciferal, mas o Flecha de Prata.

Na plataforma seguinte, vemos o famoso Caio Gaivota da linha Rio-São Paulo da Única e um dos primeiros modelos Nielson Diplomata encarroçados para o Expresso Brasileiro, que também fazia a rota Rio-São Paulo. Parcialmente encoberto pelo coletivo da Expresso Brasileiro, está um dos ônibus Mercedes-Benz monobloco da Viação Itapemirim.

Detalhe para três dos outdoors ao fundo, com propagandas dos cigarros LS (que fim deu?) e Hollywood, além dos aparelhos eletrônicos Telefunken.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este conteúdo é protegido.