Transporte escolar em serviço poderá usar faixas de ônibus em João Pessoa

Por Portal Correio
Imagem Divulgação

Veículos cadastrados na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) para a realização de transporte escolar poderão, a partir desta quarta-feira (30), trafegar pelas faixas exclusivas para o transporte público de passageiros. A circulação fica permitida nos horários de serviço, como indicado na Portaria 005/2019, que será publicada no Semanário Oficial do Município.

Como previsto no documento, fica liberado o uso das faixas para este tipo de veículo nos horários de 6h às 8h; 11h às 14h; 17h às 19h e 21h às 23h. A mudança tem o objetivo de facilitar o acesso dos estudantes às instituições de ensino e o seu retorno para casa.

“Essa foi uma solicitação dos usuários e da categoria que atendemos por acreditar que vai trazer mais segurança e conforto para os estudantes”, explicou o superintendente Adalberto Araújo.

A cidade de João Pessoa possui 20,1 km de faixas exclusivas, situados nas avenidas Dom Pedro II, Epitácio Pessoa, Josefa Taveira, Nossa Senhora de Fátima e no Parque da Lagoa Solon de Lucena. As faixas têm como objetivo priorizar o transporte público, tornando as viagens mais ágeis.

Também estão autorizados a trafegar nestes trechos os taxis com passageiro e veículos de resgate, combate à incêndio, ambulâncias, viaturas policiais e operações de trânsito, desde que estejam em serviços de urgência. Para isso, precisam utilizar sinalização sonora e iluminação intermitente. Os demais veículos podem utilizar as faixas aos domingos e feriados.

O que diz a Lei

O ato de desrespeitar a faixa exclusiva é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estando o infrator sujeito a penalidades como multa no valor de R$ 293,47 e perda de sete pontos na carteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vissta Buss 360 da 1001 Torino da Turp Transporte Viação Águia Branca estreia o Marcopolo G8 Apache Vip V da Transportes Flores Apache Vip IV da Auto Viação Vera Cruz Viação Águia Branca recebe os primeiros Marcopolo G8 Apache Vip IV da Viação Araçatuba Novos chassis rodoviários Volvo para longas distâncias Apache Vip IV com a nova identidade da N.S. Penha As novidades da Opção Número das vendas e exportações de carrocerias de ônibus – 07/2021 Apache Vip V da 1001