A primeira parceria da Volvo com a Itapemirim

Por Ônibus Paraibanos Imagens Adriano Minervino / JC Barboza Na renovação da frota de 2008, o investimento feito pela Viação Itapemirim para a aquisição de 100 novos ônibus chegou a R$ 50 milhões. ...
Image

Por Ônibus Paraibanos
Imagens Adriano Minervino / JC Barboza

029

Na renovação da frota de 2008, o investimento feito pela Viação Itapemirim para a aquisição de 100 novos ônibus chegou a R$ 50 milhões. Desse total, 60 unidades tinham chassis da Mercedes Benz e 40 da Volvo.

IMG_2124

Foi a primeira vez em sua história que a Itapemirim adquiriu veículos da Volvo. Os chassis da marca sueca adquiridos foram do modelo B12R, com motores de 420cv e configuração de eixos 6×2, equipados com o exclusivo ESP (Eletronic Stability Program), um avançado sistema de segurança que reduz os riscos de capotamento em manobras de emergência e em curvas fechadas.

075

Nesta compra, as carrocerias foram encomendadas à Busscar (52 unidades dos modelos Jum Buss 380 e Vista Buss Elegance 360, que foram integradas ao serviço Golden, semileito) e Marcopolo (48 unidades do modelo Paradiso 1200, incorporados aos serviços Climm e Leito). Todos os chassis Volvo foram encarroçados em carrocerias da Busscar.

IMG_2065

Os novos ônibus da empresa, começaram a rodar em dezembro de 2008 e foram alocados inicialmente nas ligações rodoviárias entre: Guarapari X Belo Horizonte, Rio de Janeiro X Brasília, São Paulo X Curitiba, Vitória X Rio de Janeiro e Vitória X São Paulo. Ainda hoje, 11 anos depois, eles podem ser vistos em operação nas linhas da empresa capixaba.