Usuários do transporte público relatam dificuldade na integração temporal de Campina Grande

Por G1 Paraíba Imagem Reprodução TV Paraíba Usuários do transporte público de Campina Grande estão confusos com as mudanças que aconteceram desde o sábado (12) no Terminal de Integração da cidade com ...
Image

Por G1 Paraíba
Imagem Reprodução TV Paraíba

Usuários do transporte público de Campina Grande estão confusos com as mudanças que aconteceram desde o sábado (12) no Terminal de Integração da cidade com o funcionamento do sistema temporal integral que possibilita fazer a troca de ônibus gratuita por toda a cidade. O projeto foi proposto pelo prefeito Romero Rodrigues no dia 27 de janeiro, durante uma reunião do Conselho Municipal de Transportes Públicos (Comupt), como uma alternativa ao aumento da tarifa de ônibus.

Um das restrições do projeto é que o usuário terá uma hora para passar o cartão no segundo ônibus, contando desde o momento em que passar o cartão no primeiro ônibus. Caso o tempo seja esgotado, o sistema cobrará outra passagem do usuário. Além disso, os veículos não podem ser da mesma linha.

Aos passageiros, o Sindicato das Empresas de Passageiros de Campina Grande (Sitrans) diz que com a integração temporal o tempo de 1h para troca de ônibus também vale dentro do Terminal de Integração. Além disso, até o dia 30 de janeiro, os usuários que pagam a passagem no dinheiro ainda poderão trocar de ônibus gratuitamente, mas a partir de fevereiro só poderá integrar no terminal gratuitamente quem possuir o cartão temporal.

Já de acordo com o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, o terminal de integração continua funcionando normalmente como ponto fixo de integração na cidade. Segundo ele, o tempo de 1h para troca de ônibus gratuita não vale para dentro da integração. “Tudo isso será avaliado em uma reunião com o Conselho Municipal no dia 31 de de janeiro’, disse.

“Essa proposta só prejudicou. Gerou um tumulto dentro da integração e ainda tem que pegar um papel quando a gente desce do primeiro ônibus pra poder entrar no segundo”, lamentou o aposentado Raimuno Agenor.

Ainda segundo Félix, o sistema de integração temporal só funciona para o cartão. “O usuário paga no dinheiro está optando por não possuir o cartão temporal. É uma escolha do passageiro, mas para o sistema é preciso o cartão temporal, caso não, o usuário terá que pagar duas passagens como antes”, informou.

No primeiro dia útil da integração temporal em Campina Grande, nesta segunda-feira (14), os usuários do transporte público da cidade permaneciam sem entender as mudanças com o novo sistema e relatavam as dificuldades após a implantação do cartão temporal.

“Eu não gostei, ficou complicado demais. É uma confusão até pros motoristas”, disse a passageira Márcia Íris, em depoimento à TV Paraíba.

Controle na entrada e saída de ônibus dentro da Integração

Dentro da integração, com o sistema, os passageiros, que antes entravam no segundo ônibus pelas portas de trás do veículo, agora, com um ticket entregue pela STTP, precisam entrar pela porta da frente e passar novamente pela catraca.

O mesmo controle acontece para quem desce do primeiro ônibus na integração. Os passageiros só podem sair por uma porta de trás do veículo e passar pela outra catraca. Segundo Félix Araújo, essa é uma forma de maior controle no terminal de integração.

“A gente organizou esse controle nos ônibus na integração porque já se tinha denúncias de pessoas que se aproveitavam das portas do veículo para entrar no ônibus sem pagar a passagem. Além disso, há também diversas denúncias de idosos que se perdem ao descer do ônibus, então essa é uma forma de controle para quem entra e sai do transporte público alí no terminal”, explicou.

“Eu tô tendo prejuízo, ontem mesmo passei uma hora e dez minutos esparando o segundo ônibus, então tive que pagar uma segunda passagem. Antes eu pagava só duas pra ir e voltar, agora pago duas só pra ir”, relatou a dona de casa Maria do Socorro Silva.

Os passageiros dizem de que agora, com o sistema, os ônibus passaram a demorar mais para chegar em outros pontos de parada na cidade. Os usuários reclamam ainda de como será com a volta dos estudantes das escolas e universidades de Campina Grande, que agora estão de férias, mas que ao retornarem, será ainda mais complicado.

“Aqui não tem metade do povo que tem quando os estudantes estão indo pra aula. Se sem eles, tá esse amontoado de gente pra entrar em qualquer ônibus, imagina quando tiver todo mundo de novo aqui, não tem como isso continuar funcionando, era melhor aumentar a tarifa mesmo”, disse outra usuária do transporte público de Campina Grande.

No Terminal de Integração, passageiros vão receber tickets para que possam trocar de ônibus gratuitamente.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.