Motoristas de ônibus fazem curso em João Pessoa para saber como ciclistas se sentem no trânsito

Por G1 Paraíba – Zuília David, TV Cabo Branco Imagens Reprodução TV Cabo Branco Saber como um ciclista se sente no trânsito, especialmente quando não há ciclofaixa. Essa foi a proposta de um ...
Image

Por G1 Paraíba – Zuília David, TV Cabo Branco
Imagens Reprodução TV Cabo Branco

Saber como um ciclista se sente no trânsito, especialmente quando não há ciclofaixa. Essa foi a proposta de um curso para motoristas de ônibus que circulam em João Pessoa, oferecido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital paraibana (Semob-JP).

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece uma distância mínima de 1,5 metros entre o ciclista e outros veículos e, com uma perspectiva humanizada do trânsito, aspectos como esse foram abordados durante o curso.

Em uma atividade prática, os motoristas tiveram que montar em bicicletas que estavam presas ao chão e pedalar, enquanto um ônibus passava ao lado, buzinando.

O condutor Edilson Araújo afirmou que todo condutor deveria passar por essa experiência para entender essa realidade. “A sensação que o ciclista tem não é muito boa não. É uma sensação que dá medo, a gente se assusta”, comentou.

durante-o-curso-oferecido-pela-semob-jp-motoristas-participaram-de-aulas-praticas

De acordo com o instrutor Odair de Morais, o tema do programa foi “motorista amigo do ciclista”. “Então conscientizar essa intermodalidade da bicicleta com relação ao transporte coletivo de passageiros, fazer com que a relação no trânsito seja mais harmoniosa”, explicou.