Busscar planeja fabricar 700 ônibus até dezembro

Por NSC Total – Loetz
Imagens JC Barboza

A Busscar retomou a produção de ônibus em junho de 2018, há sete meses. Neste período, produziu cem ônibus e projeta fabricar 700 até o final deste ano. As exportações já representam pelo menos 40% do total. Quem conta é o diretor industrial Maurício Lourenço da Cunha (foto), em entrevista exclusiva à coluna.

Como foi 2018 nesse reinício da empresa, sob novo comando, depois de anos de paralisação das atividades?

Maurício Cunha – O ano de 2018 terminou bem. Só não foi melhor porque os clientes das linha rodoviária e de fretamento anteciparam as compras de carrocerias até junho. E nós chegamos ao mercado justamente só neste mês. De todo modo, fechamos 2018 bem próximos do esperado.

Qual é o planejamento para 2019?

Cunha – Planejamos gradativa expansão no primeiro trimestre de 2019. Estamos atingindo a produção de um veículo por dia útil. Desde o começo, já fabricamos aproximadamente 100 ônibus. Nossa projeção para 2019 é de produzir pelo menos 700 unidades no ano todo.

O mercado interno domina os negócios…

Cunha – Já não é bem assim. As exportações já representam de 40% a 50% do total. Vendemos para o Paraguai, Uruguai, Chile e Peru. Há ótimas perspectivas. 

E os empregos? A Busscar está contratando?  Cunha – Temos 500 funcionários, e, até o fim deste ano, vamos dobrar esse número. 

Superados os desafios do reinício, virão mais investimentos?

Cunha – Sim. Não é possível parar. Até março, vamos investir bastante em tecnologia, informática, em projeto de controle e também na recuperação de maquinário para produzir melhor. Vamos aperfeiçoar o produto a partir do que já apontaram alguns clientes.

A Busscar vai lançar novos ônibus?

Cunha – Sim. Vamos entregar ao mercado uma carroceria com motor dianteiro. A Gidion, de Joinville, será o primeiro cliente. Nos primeiros 18 meses, cuidamos do produto. Em 2020, deveremos fazer novos investimentos.

Quais modelos são fabricados hoje?

IMG_5276

Cunha – Atualmente, fabricamos cinco modelos de ônibus: o Vissta Buss 340; o Vissta Buss 360; o Vissta Buss 400; o Double Deck (DD); e, mais recentemente, o Vissta Buss 320 – com motor dianteiro, para atender a empresas de fretamento e para linhas rodoviárias de curta distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.
Senior da Nacional de Luxo Os primeiros Jum Buss 360 da Gontijo Repasses de Busscar da UTIL para a Brisa Ideale 1440 da Paraíba Turismo Paradiso DD da Itabus Ideale da VIX Logística Paradiso DD da Fabbitur Paradiso DD da Martinele Transportes Ideale da Tursan Turismo Comil Svelto da Viper Transportes