Programa reconhece empenho de operadores e premia os melhores profissionais de empresas de ônibus do ano

Por News Comunicação Imagens Divulgação Estímulo ao conhecimento para melhorar a capacitação de seus operadores e ofertar um melhor serviço aos usuários do transporte coletivo em João Pessoa. É sempre ...
Image

Por News Comunicação
Imagens Divulgação

Auditório lotou com os operadores

Estímulo ao conhecimento para melhorar a capacitação de seus operadores e ofertar um melhor serviço aos usuários do transporte coletivo em João Pessoa. É sempre com esse foco que as empresas de ônibus de João Pessoa, Unitrans e Santa Maria, realizam, desde 2013 o projeto “Operador em Ação”. Nesta terça-feira (18), aconteceu o encerramento do módulo 2018 com diversos motoristas e cobradores sendo premiados, porque atingiram ótimos resultados nos quesitos avaliados no programa, como 100% de participação nos treinamentos, ausência de registro de reclamações de passageiros ou órgão gestor, assiduidade no trabalho, boa condução e atendimento ao usuário, biometria, dentre outros.

Abertura do evento

A solenidade de encerramento do Projeto e de premiação, que também foi prestigiada por representantes da Semob e do Sintur, foi realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, às 8h30 e às 15h (em dois momentos para que todos pudessem participar, sem prejudicar suas escalas de trabalho). Na ocasião, a gerente de Recursos Humanos da Unitrans, Isabela Maria, conduziu a solenidade. Na abertura, ela comparou as empresas de ônibus a um time de futebol. “Aqui, também temos time forte e nos preparamos sempre para os campeonatos. Vamos elencar nesta solenidade, os 11 jogadores que alcançaram pontuações altas nos quesitos avaliados. Eles representam todos os operadores”, disse Isabela, chamando também todos da comissão técnica do programa para o palco.

Alguns dos 11 destaques do programa que estiveram presentes na solidade

Diante do gerente da Santa Maria, Rogério Vieira, do gerente de manutenção da Unitrans, Ricardo Galvão, e de diversos colaboradores dos setores de Segurança em Medicina no Trabalho (Sesmt)  Recursos Humanos,  Allisson Ricartte, gerente de Tráfego da Unitrans, falou sobre o programa e a adesão voluntária dos operadores. “A gente fica extremamente feliz quando vê que tanta gente está falando a mesma língua e atuando da mesma forma”, comentou Alysson. “Temos inúmeros desafios em 2019, como o transporte clandestino que temos que vencer, mas juntos conseguiremos”, disse Rogério.

Allisson durante seus agradecimentos

Já o gerente de manutenção da Unitrans, Ricardo Galvão, relembrou o amigo e companheiro de trabalho falecido ano passado, Adeilton Nascimento, e ressaltou o crescimento da empresa e de todos aqueles que fazem parte dela e investem tempo e conhecimento para fortalecê-la, como é o caso de programas como o Operador em Ação. “Adeilton foi serviços gerais e chegou a gerente. Eu comecei como cobrador, e digo, sou grato por ter crescido e ter chegado aqui. Vocês também conseguem”, afirmou Ricardo.

Apresentação dos colaboradores

O diretor Adjunto da Semob, Wallace Albuquerque, destacou a seriedade de um projeto como o esse para a mobilidade urbana. “Esse é um trabalho de suma importância porque atua para melhorar o serviço público, que é o de transporte coletivo, através do conhecimento, da qualificação dos operadores”, comentou, parabenizando as empresas Santa Maria e Unitrans, representadas, na ocasião por suas diretoras, Larissa Nascimento e Lorena Dantas.

Auditório lotou com os operadores

Logo após os agradecimentos e esclarecimentos sobre as regras do programa, chegou o momento do sorteio de duas TVs 32’’. Quem ganhou foi a cobradora da Santa Maria, Maria de Fátima, e o cobrador da Unitrans, Ivaldo Oliveira.

Premiações do programa Operador em Ação

No total, 515 operadores das empresas Santa Maria e Unitrans, em João Pessoa, alcançaram 100% de aproveitamento nas capacitações do ‘Operador em Ação’, ou seja, não faltaram aos módulos que aconteceram, bimensalmente, com temas que abordaram aspectos técnicos, operacionais, de relacionamento com o público, de segurança, sobre recursos humanos, novas tecnologias, todos contextualizados no universo de trabalho dos operadores de ônibus. Todos aqueles que estiveram presentes receberam certificado e um porta tênis/chuteiras, em alusão ao time de futebol.

Diretoria da Unitrans e Santa Maria junto a represantes da Semob e Sintur

Além disso, 11 operadores se destacaram nos quesitos Número de Transportados, Km/L, Biometria e Índice de Cumprimento de Horário (ICH). “Eles são medalha de ouro. Um time que representa todos os nossos operadores”, disse a gerente da RH da Unitrans, Isabela Maria, anunciando no telão os nomes: Transportados Santa Maria – Reginaldo Alves (Motorista), Flávio Costa (Motorista); Km/L – Antônio Tavares (Motorista), Melhor Biometria, Gibson Sousa.

Flávio Costa, um dos motoristas que ganharam uma viagem ao RJ para conhecer a fábrica da Marcopolo

Já da Unitrans o melhor em número de transportados foi Petrônio Bezerra – Brasil (motorista), Edmilson Pereira do Nascimento e Nilson Firmino; Melhor Km/L foi João Dias e Joabson Firmino; e Melhor Biometria foi Gerson Nascimento. Já entre os cobradores, foi escolhido um operador entre as duas empresas: Maria de Fátima Matias. Ela se destacou no quesito Biometria.

Gibson de Sousa, Motorista da Unitrans há quatro anos, foi um dos 11 operadores que se destacaram

Gibson de Sousa, Motorista da Unitrans há quatro anos, foi um dos 11 operadores que se destacaram. Ele afirmou que a ação é importante para ele pois é o momento em que ele “tira para aprender um pouco mais”. “É um aprendizado que levamos para o dia a dia nas ruas”, frisou.

Petrônio Bezerra, conhecido como o motorista “Brasil”, ffoi um dos 11 destaques

Petrônio Bezerra, conhecido como o motorista “Brasil”, foi o de maior pontuação no ano de 2017 e neste ano de 2018 ficou entre os 11 destaques. Ele está há 7 anos e oito meses no Grupo. “Eu só cresci nesse tempo. Adoro o que faço e se faço em uma empresa que acredito, é melhor ainda”, disse.

O motorista Flavio Costa, da Santa Maria ao lado de diretores, gerentes e representantes do Grupo A. Cândido

Maior Pontuação geral do Programa

Quatro, dos 11 operadores destaque, receberam uma distinção maior por ter alcançado as maiores pontuações do programa em seu módulo 2018. Eles ganharam uma viagem ao Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas, para conhecer a fábrica da Marcopolo na “Cidade Maravilhosa”. Quem conseguiu o mérito foi o Motorista da Santa Maria Flavio Costa de Melo, e os motoristas da Unitrans, Edmilson Pereira, Nielson Firmino e Joabson Barbosa.

Operadores da Santa Maria

Para Flavio Costa, Motorista da Santa Maria há cinco anos, Esse é um diferencial do grupo A. Cândido. “Eu gosto muito de participar do programa. Eu tinha saído da empresa e essa é uma característica que me fez querer voltar. Ela sempre investe em qualificação”, comentou, acrescentando que “ama” o que faz. “Acredito muito na frase ‘se você faz o que ama, você não trabalha nenhum dia’”, afirmou, feliz com o reconhecimento. Ao final, todos se confraternizaram com um lanche coletivo.

Time de gerentes da Santa Maria e da Unitrans

O programa

Os melhores operadores

A edição 2018 do ‘Operador em Ação’ teve início em janeiro e seguiu com cinco etapas bimestrais. Ele é um Programa de capacitação permanente da Unitrans e da Santa Maria, que existe desde 2013, e aborda temas ligados ao cotidiano dos operadores. A iniciativa busca qualificar os operadores com treinamentos diversos, com o objetivo de melhorar a prestação de serviço das empresas e ao mesmo tempo reconhecer o empenho e dedicação dos profissionais na melhoria continua dos processos que envolvem a operação de transporte de passageiros na cidade.