Grupo Vip adota tecnologia economia de combustível em ônibus

Por Auto Indústria Imagem Divulgação O Grupo Vip, maior operadora de ônibus do sistema de transporte público da cidade de São Paulo, incorporou na sua frota de mais de 1.800 veículos, mais 150 chassis ...
Image

Por Auto Indústria
Imagem Divulgação

Grupo Vip, maior operadora de ônibus do sistema de transporte público da cidade de São Paulo, incorporou na sua frota de mais de 1.800 veículos, mais 150 chassis urbanos O 500 Mercedes-Benz, dos quais cinquenta deles equipados com RKM, sistema de recuperação de energia elétrica.

A tecnologia tem como foco economia de combustível e, consequentemente, redução das emissões de poluentes. O RKM armazena e aproveita a energia elétrica produzida pelos alternadores para ser usada como fonte adicional nas acelerações do ônibus, por exemplo. Testes realizados pela Mercedes-Benz revelaram consumo até 2% menor.

A Mercedes-Benz lembra que durante 2018, o Grupo VIP já havia adquirido outros 150 ônibus, todos com o chamado EIS, recurso que desliga o motor automaticamente quando identifica o veículo parado por longo período com freio de estacionamento acionado e câmbio em ponto morto, situação comum em garagens, terminais urbanos e rodoviárias.

“Com o desligamento automático do motor, o EIS vem demonstrando que efetivamente reduz o consumo de combustível e também o nível de ruído, além de contribuir com a maior conscientização do motorista para que ele desligue o ônibus se o veículo ficar parado muito tempo”, observa em nota Roberto Abreu, sócio proprietário do Grupo VIP. “Nossa expectativa é que o RKM também nos traga ganhos econômicos e ambientais”.

A programação de entrega dos veículos encarroçados para a operadora se estende até março de 2019.