É urgente o Fórum de Trânsito

Por Mário Tourinho Imagem Kristofer Oliveira Sabemos que o procurador de justiça Valberto Lira, do MP/PB, desde julho deste ano tem feito vários contatos objetivando a instalação do Fórum ...
Image

Por Mário Tourinho
Imagem Kristofer Oliveira

Sabemos que o procurador de justiça Valberto Lira, do MP/PB, desde julho deste ano tem feito vários contatos objetivando a instalação do Fórum Interinstitucional Permanente pela Preservação da Vida na cidade de João Pessoa, já batizado simplesmente como Fórum de Trânsito. Lá naquele mês de julho, dia 26, fez reunião com dirigentes do Detran-PB. Em 17 de outubro reuniu-se com representantes da Semob-JP. E outros contatos/reuniões ocorreram como preparatórias desse Fórum.

Mas, quando no cotidiano deparamo-nos com um noticiário em que o que mais veicula são acidentes no trânsito (“Moto bate em caminhão e o motoqueiro está mal”; “Moto e bicicleta colidem – ficam dois feridos”; “automóvel com motorista embriagado invade o Terminal de Mangabeira”; “Neste fim de semana, Hospital de Trauma fez 123 atendimentos por acidentes no trânsito, dos quais 92 com motos”; … ), somos levados a sugerir ao procurador Valberto Lira – mesmo consciente de suas múltiplas funções – que esse Fórum de Trânsito instale-se urgentemente!

Somos conscientes também da importância e do papel a ser desempenhado por esse Fórum de Trânsito (coordenado pelo Ministério Público) pelo que sugerirá ou solicitará dos órgãos competentes e até dos respectivos Governos quanto à adoção de medidas que propiciem mais segurança no trânsito e para os pedestres. E temos certeza de que esse Fórum até ultrapassará as metas pelo MP/PB traçadas, que são o de fomentar o debate na mídia com vistas a mais motivar a discussão dos problemas do trânsito; disseminar o esclarecimento na sociedade com vistas à conscientização desses problemas; constituir um amplo Banco de Dados sobre acidentes de trânsito para subsidiar as soluções necessárias; e exigir dos órgãos gestores do trânsito mais ações voltadas à educação. Porém, estamos mais que esperançosos – estamos convictos – de esse Fórum vai construir muito mais!


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.