Trólebus do Corredor ABD reduzem emissão de mais de 20 mil toneladas de poluentes

Por Secco Consultoria de Comunicação Imagem Daniela Reis Os 96 Trólebus da Metra que operam no Corredor ABD colaboram significativamente para a preservação ambiental e melhora da qualidade do ar e do ...
Image

Por Secco Consultoria de Comunicação
Imagem Daniela Reis

Os 96 Trólebus da Metra que operam no Corredor ABD colaboram significativamente para a preservação ambiental e melhora da qualidade do ar e do bem-estar da população da Grande São Paulo. Levantamento da EMTU/SP constatou que no período entre janeiro de 2017 e outubro deste ano 8,1 milhões de litros de óleo diesel deixaram de ser consumidos por conta da operação das linhas com trólebus. Além disso, 21,1 mil toneladas de dióxido de carbono, 104 toneladas de óxido de nitrogênio e 1,7 tonelada de material particulado não foram liberados no meio ambiente. A pesquisa levou em conta o ano de fabricação dos veículos em comparação com os ônibus equivalentes movidos a diesel.

A operação do Corredor Metropolitano ABD com os trólebus da Metra é uma contribuição positiva para a qualidade do meio ambiente e para a saúde das pessoas. O óxido de nitrogênio (NOx) é um poluente relacionado a problemas respiratórios e diminuição da resistência do organismo a infecções. Materiais particulados podem entrar facilmente na corrente sanguínea, agravam o quadro de doenças do coração e podem ser cancerígenos.

O corredor tem 33 quilômetros entre São Mateus, na zona Leste de São Paulo, e Jabaquara, na zona Sul, passando pelas cidades de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema. Há ainda mais 12 km de extensão no trecho entre Diadema e Brooklin, na zona Sul de São Paulo, mas nesta parte do sistema não há rede de trólebus.

Segundo a EMTU/SP, os dados das reduções dos poluentes foram obtidos levando em conta a comparação com os ônibus a diesel equivalentes, considerando o ano de fabricação dos trólebus e a tecnologia correspondente aos veículos movidos a combustão. Até o primeiro trimestre de 2012 eram vendidos no Brasil ônibus que seguiam os padrões internacionais Euro 3, que são mais poluentes que os modelos atuais, Euro 5. Assim, para chegar a dados mais próximos da realidade, a EMTU/SP comparou os trólebus produzidos até aquela data com os ônibus a diesel padrão Euro 3. Em relação aos trólebus fabricados a partir do segundo trimestre de 2012, a comparação foi com ônibus a diesel do mesmo porte, mas já com o padrão Euro 5.

A EMTU/SP considerou também a estimativa de que os trólebus percorreram 11 milhões de quilômetros, conforme levantamento da própria Metra, que informou à gerenciadora dos transportes a estimativa do consumo de diesel de modelos com as mesmas configurações dos trólebus. Há trólebus conectados à rede área Tipo Padron, uma unidade de 15 metros e veículos articulados.

A Metra

A Metra Transportes é uma empresa privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997. Com serviço diferenciado, de padrão de qualidade entre os melhores do mundo, atua com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental com diferentes ações como o plantio de árvores ao longo de todo o Corredor ABD. Com esse projeto, chamado de Corredor Verde, de 2008 até hoje, os colaboradores voluntários já plantaram mais de 10.000 árvores, que neutralizam a emissão de CO2 lançado na atmosfera pelos ônibus e outros veículos.

Sobre a Metra

A Metra, uma das empresas do tradicional e pioneiro Grupo de Transportes Auto Viação ABC, é referência mundial e possui frota modelo, com cerca de 270 ônibus com tecnologias sustentáveis, como os trólebus e o elétrico puro, que não emitem CO2, e os veículos elétricos híbridos com baixa emissão de CO2.

Para conhecer mais sobre a Metra, seus projetos e programas, curta a página da empresa no Facebook (facebook.com/metratransportes) ou visite a webpage (http://www.metra.com.br).


Receba os posts do site em seu e-mail!

Quando uma matéria for publicada, você fica sabendo na hora.