Ônibus Paraibanos

Ônibus da Grande João Pessoa e CG tem biometria facial implementada

Por Ônibus Paraibanos – Fábio Gonçalves
Imagens José Roberto

Desde o mês de setembro do corrente ano, as empresas filiadas ao Sintur-JP e Sitrans em Campina Grande vem atualizando a tecnologia embarcada dos validadores utilizados pelas suas filiadas, a implantação começou inicialmente em Campina Grande e tem chegado com bastante rapidez na cidade de João Pessoa e na região metropolitana da capital desde o mês de novembro.

O objetivo com esse novo sistema é evitar os constantes erros tidos nos antigos validadores que possuem tecnologia para biometria digital, trazendo assim uma maior celeridade nos embarques e evitando assim o uso indevido de terceiros, principalmente dos cartões estudantis e de gratuidades.

O sistema utilizado ainda permanece com a empresa TransData, sediada em Campinas-SP que desde 2011 presta serviços de bilhetagem eletrônica para os referidos sindicatos e suas filiadas.

O novo validador modelo V6 All In One da TransData traz um validador moderno, compatível com tecnologia Wi-fi/3G/4G e ainda possibilidade de pagamentos com smartphones dotados com tecnologia NFC e QR CODE que a princípio não será implementado aqui na Paraíba.

Ainda segundo o site da TransData, o mesmo possui proteção IP54 (Respingos de Água e poeira) e proteção antivandalismo. O mesmo substitui o modelo TDMaxx (Utilizado desde o início do contrato em 2011).

Para a utilização da biometria facial, os usuários irão visualizar acima do validador, uma câmera no estilo de câmeras de segurança e monitoramento que ficar integrada ao sistema do validador, possibilitando assim a coleta de imagens do usuário, onde a mesma será comparada a imagem do usuário realizada no ato do cadastramento biométrico facial, o objetivo é evitar as fraudes e uso indevido dentro do sistema.

A câmera de reconhecimento facial integra o sistema de solução inteligente antifraude. Facilmente adaptada ao validador V6, o dispositivo possui tecnologia de ponta, com recursos que suavizam contraste e iluminação excessiva para obter imagens mais nítidas, informa a TransData em seu site.

WhatsApp Image 2018-12-05 at 09.41.42

Lembrando que recentemente foi concluído o recadastramento biométrico facial dos estudantes da Grande João Pessoa e as próximas etapas serão as demais gratuidades existentes (carteiros, policiais, oficiais de justiça e outros).

Compartilhe esta matéria
ATENÇÃO: Este conteúdo é protegido.